Conheça a técnica agrícola que pode ajudar a reflorestar a Amazônia

05/09/2019 às 05:002 min de leitura

As queimadas na Amazônia preocupam, mas já há quem comece a pensar em maneiras eficazes de reflorestá-la e a técnica Biochar não é nenhuma novidade. Ela existe há milhares de anos e é uma das principais formas de reflorestar florestas que tiveram suas árvores mortas, seja pela exploração madeireira ou por queimadas.

Para uma pesquisa realizada pelo Centro de Inovação Científica da Amazônia da Universidade de Wake Forest, esse método milenar é a maneira ideal para reflorestar a floresta amazônica mais uma vez. Por meio de uma emenda de solo baseada no carbono Biochar, esse mecanismo se torna uma maneira barata e eficaz para reflorestar a Amazônia.

Quando se fala que a Amazônia é o pulmão do mundo não é nenhum exagero. A florestá é fundamental para o equilíbrio de todo o planeta Terra, sendo responsável pela absorção de milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Mas, ela tem sido castigada e devastada com incêndios florestais, além de atividades de extração de ouro e de madeira.

Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Por tudo isso, de acordo com os cientistas, o Biochar é a maneira ideal de dar novamente vida ao solo afetado da Amazônia, reflorestando as áreas afetadas em menos tempo. Quando misturado com alguns fertilizantes, o método melhora significativamente alguns fatores podendo, por exemplo, ajudar a fortalecer o crescimento, a altura e o diâmetro das mudas de árvores. Além disso, pode aumentar a produção de folhas, ajudando a melhorar todos os processos em geral.

Produto à base de castanha potencializa o crescimento das árvores

Toda essa descoberta só foi possível graças ao experimento “Madre de Dios” conduzido por especialistas na região amazônica peruana. Eles utilizaram duas espécies de árvores tropicais, uma de rápido crescimento e outra que demora mais em suas análises.

De acordo com os especialistas, o período mais complexo para o desenvolvimento de uma muda de árvore é durante os primeiros meses, mas eles descobriram que, aplicando um pouco de Biochar, a reação é imediata e muito favorável ao crescimento. O Biochar é fabricado à base de cascas de castanha, que geralmente são inutilizadas e descartadas por processadores de grande escala no Peru. Depois, as conchas são queimadas e adicionadas a barris e, por fim, utilizadas no solo.

Foto: iStock

Econômico, o método e fácil de ser desenvolvido e beneficia o crescimento de árvores diretamente nas mudas tropicais. Entre os benefícios, os especialistas mencionam que o Biochar misturado ao fertilizante e utilizado nos solos afetados pode: melhorar a capacidade do solo em reter água, tornando-o menos ácido; retém o fertilizante e o libera ao longo do tempo, maximizando seus efeitos e melhora notável no solo, habitat de micróbios que são fundamentais para o crescimento das plantas.

Cientista responsável pela pesquisa, Miles Silman, ressalta que o Biochar e os fertilizantes melhoram o crescimento das árvores, mas a combinação dos dois potencializa os resultados obtidos até agora. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: