Em caso raro, gêmeos nascem com quase 3 meses de diferença

05/09/2019 às 06:002 min de leitura

Quando as pessoas veem gêmeos, não é incomum a pergunta: quem nasceu primeiro? E, em geral, a resposta é: foi este, mas só 3 minutinhos. No caso destes bebês, a resposta talvez cause algum espanto. Em um caso muito raro, uma mulher deu à luz gêmeos que nasceram com quase 3 meses de diferença. O caso aconteceu no Cazaquistão. Liya nasceu em 24 de maio e depois de 11 semanas seu irmão, Maxim, veio ao mundo, em 9 de agosto.

A mãe, Liliya Konovalova, de 29 anos, tem uma condição anatômica extremamente rara, o útero didelphys, uma malformação que tem como resultado o útero duplo. Esse foi o fator fundamental para o nascimento tão distante dos bebês, mas, além disso, Liya nasceu prematuramente, pesando apenas 850 gramas após um período gestacional de 25 semanas. Maxim nasceu com 2,9 quilos, mais de 3 vezes mais pesado do que a irmã "mais velha".

(Fonte: Liliya Konovalova/Facebook)

A condição que permitiu o nascimento dos bebês com um intervalo tão grande e incomum atinge menos de 0,5% das mulheres americanas, para se ter uma ideia do quão rara é. Quando isso acontece, cada feto se desenvolve em um útero, de forma distinta. Nascimentos prematuros como o de Liya, além de outros eventos, como aborto espontâneo, são complicações comuns decorrentes do útero didelphys.

Apesar do nascimento prematura e da condição rara da mãe, todos passam bem, de acordo com informações do Ministério da Saúde do país. A estimativa é de que esse caso incomum tem uma chance a cada 50 milhões de acontecer. Além dos gêmeos, a família tem uma irmã mais velha, de 7 anos de idade. Para Liliya, os médicos fizeram um verdadeiro milagre: "Meu filho não tinha pressa de sair para o mundo. Graças aos nossos médicos, vencemos. O que eles fizeram é um milagre. Agora meus filhos pesam cerca de 3 quilos e estamos nos preparando para receber alta do hospital", disse em entrevista.

(Fonte: Liliya Konovalova/Facebook)

Em Bangladesh, uma mulher que não sabia da condição do útero duplo deu à luz gêmeos com 26 dias de diferença no início deste ano.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: