Gelo derrete no Ártico e novas ilhas são descobertas na Rússia

Gelo derrete no Ártico e novas ilhas são descobertas na Rússia

Último Vídeo

O aquecimento global continua provocando diversas mudanças geológicas em todo o mundo. Recentemente, em comunicado oficial divulgado pelo governo da Rússia, cinco ilhas com áreas que variam entre 900 e 54,5 mil metros quadrados foram reveladas. As extensões territoriais foram visualizadas em regiões próximas aos arquipélagos de Nova Zembla e Terra de Francisco José pela estudante universitária Marina Migunova enquanto analisava imagens de satélite do local em 2016.

(Fonte: Shutterstock)

Confirmada neste ano pelo grupo hidrográfico de Expedição Integrada da Frota do Norte, que já havia encontrado aproximadamente 30 novas ilhas em pesquisas realizadas entre 2015 e 2018, a descoberta é fruto da forte ação de degelo causada pelo aumento acentuado de temperatura no Círculo Polar Ártico.

(Fonte: Federação Russa/Reprodução: BBC)

Segundo o grupo, as ilhas que provavelmente haviam sido engolidas pelo gelo ficaram novamente expostas devido às altas variações de temperatura que o local tem sofrido, especialmente nos últimos anos, chegando a 34,8 °C (94,6 °F) em 26 de julho de 2019 — algo inimaginável para a região. Somente no local, a perda de massa de gelo dobrou na relação entre 2011 e 2015 na comparação com os anos anteriores. Segundo a equipe, fenômenos semelhantes devem continuar acontecendo, causados especialmente pela intervenção desenfreada do ser humano na natureza.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.