Inteligência artificial detecta doença cardíaca com 100% de acerto.

Inteligência artificial detecta doença cardíaca com 100% de acerto.

Último Vídeo

A insuficiência cardíaca congestiva (CHF) é um problema crônico que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, impedindo o correto bombeamento de sangue do coração para outras partes do corpo. E o diagnóstico dessa debilidade pode estar prestes a dar um salto graças à aplicação da inteligência artificial, mais especificamente de uma rede neural convolucional (CNN). Esse método permitirá ao médico identificar a insuficiência cardíaca com 100% de precisão valendo-se da leitura de um único batimento cardíaco, sem a necessidade de realizar um eletrocardiograma (ECG) completo. 

O estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Surrey (Reino Unido) na Biomedical Signal Processing and Control Journal sugere um grande avanço no diagnóstico precoce com a aplicação da inteligência artificial para a detecção automática da CHF. Os métodos utilizados atualmente se baseiam na variabilidade da frequência cardíaca e, embora efetivos, são mais demorados e possuem margem de erro. A nova metodologia apresentada permite ainda identificar características morfológicas do ECG associadas à gravidade da doença. 

Segundo dados divulgados pela Northwestern Medicine (EUA) as mortes pela doença vem aumentando nos últimos anos, especialmente entre adultos com menos de 65 anos. Apenas nos Estados Unidos, estima-se que 6 milhões de pessoas tenham insuficiência cardíaca. Aliados a campanhas de prevenção, métodos mais avançados de detecção precoce da doença, como o uso da inteligência artificial, podem ser uma excelente alternativa para melhorar este quadro.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.