
Ciência
27/09/2019 às 03:00•1 min de leitura
O cão é o melhor amigo das pessoas, mas você sabia que o gato também pode ser? É o que diz um estudo realizado por cientistas da Oregon State University, que resultou em informações surpreendentes sobre os felinos.
Classificado como um estudo de comportamento, a pesquisa foi realizada da seguinte forma: os cientistas colocaram os gatinhos juntos aos seus criadores após um curto período de ausência. O resultado mostrou que cerca de 65% dos felinos estavam ligados aos donos com laços que continuaram firmes até a vida adulta do bichano.
Confira no vídeo a seguir como foi realizado o experimento:
Quando o dono do gato chega na sala de experimento, depois de ficar um tempo fora, e o animalzinho presta atenção no seu humano, explorando seus arredores, significa que o gato tem um vínculo seguro com seu dono. Quando ocorre o contrário (o felino evita o dono e fica ansioso), o resultado é um vínculo inseguro.
O estudo já tinha sido realizado anteriormente para avaliar o apego entre as crianças e seus respectivos pais ou responsáveis. O resultado encontrado quanto ao vínculo seguro dos gatos com seus donos é quase idêntico à de bebês humanos e seus pais.
O vínculo estabelecido entre o gato e o criador, de acordo com a autora da pesquisa Kristyn R. Vitale, é estável e duradouro. "A maioria dos gatos usa o dono como fonte de segurança", disse Vitale. O gato depende do seu criador para se sentir seguro e aliviar o estresse.
Mesmo que a aparência, algumas vezes, seja de arrogância, e que eles insistam na distância, os gatos podem sim formar laços afetuosos com seus donos! Ou seja, esses animais podem demonstrar importância para com seus cuidadores e tornar-se um amigo de longa data.