
Ciência
30/09/2019 às 10:00•2 min de leitura
Ter superpoderes é o sonho de toda criança e, em algumas situações, até de adultos. O poder sensorial de um ser humano parece nada a medida que aprendemos mais sobre outras espécies animais. Os animais evoluíram ao longo do tempo e são capazes de experimentar sensações que ultrapassam a percepção humana e, embora, até tenhamos curiosidade e desejo de ter alguns desses poderes, provavelmente eles nos trariam “problemas”. O peixe-gato tem receptores de paladar espalhados por todo o corpo. Imagine esse poder em um ser humano! Melhor não, né?
As víboras têm visão infravermelha, a luz ultravioleta pode ser vista pelas abelhas e as enguias elétricas conseguem enxergar através das águas escuras e turvas da Amazônia. Além deles, esses cinco animais possuem poderes que são capazes de deixar o nosso sexto sentido no chinelo.
Eles não possuem esse nome à toa: se alimentam de sangue e, para isso, têm uma “visão de sangue”. Esses animais conseguem “ver” o sangue devido a canais sensíveis ao calor que possuem nos narizes. Vasos de sangue gordurosos emitem calor e os morcegos-vampiros conseguem rastrear essas temperaturas em suas fontes de alimento, como galinhas, gado e antas.
Foto: Freepik
Será que os animais marítimos podem detectar uma gestação humana? É o que alguns cientistas especulam, uma vez que os golfinhos possuem a capacidade de vislumbrar interiores de materiais macios graças a sua ecolocalização.
Foto: Pixabay
Se um peixe pretende fugir e se esconder de uma foca, péssima notícia. Elas possuem 80 bigodes que estão presos a milhares de receptores sensórias poderosíssimos capazes de detectar o caminho de um peixe mesmo depois de minutos de sua fuga.
Foto: Pixabay
A aranha não é um dos animais preferidos da maioria das pessoas, mas ela é bastante inteligente e utiliza seus pelos para detectar campos elétricos que podem “facilitar” sua vida. Quando elas sentem uma carga atmosférica positiva, liberam seus famosos fios de seda com carga negativa — com isso elas conseguem deslizar para cima e pegar uma caroninha com o vento.
Foto: Pixabay
Pés que detectam vibração de baixa frequência a até 15 quilômetros de distância. Os elefantes possuem essa capacidade porque seus pés estão cheios de terminações nervosas. Se bobear, esses animais poderiam até mesmo adivinhar quando e de onde você está ligando para o seu amigo no bairro vizinho.
Foto: Pixabay