10 aves incríveis e assustadoras que você tem que conhecer

01/10/2019 às 17:003 min de leitura

Elas são gigantes, algumas até voam e muitas vezes têm uma aparência peculiar, quase como um pterodátilo moderno. Confira abaixo uma lista das 10 aves enormes e majestosas que você deve conhecer!

10. Cegonha-bico-de-sapato

A cegonha-bico-de-sapato (Balaeniceps rex) pode não ser a ave mais alta, mais pesada ou de asa mais larga, mas ela certamente tem características muito peculiares. Com coloração cinza, o animal desta espécie pode ter até 1,2 metro de altura, sendo encontrado em regiões pantanosas do continente africano, como o Sudão e a Zâmbia. Quando caça, o animal permanece em silêncio durante horas à procura de peixes pulmonados ou filhotes de crocodilo. Quando encontra, a cegonha-bico-de-sapato voa até a sua presa e a segura embaixo de suas asas.

Fonte: Divulgação/Pixabay

9. Marabu

O marabu (Leptoptilos crumenifer) é uma espécie de cegonha também conhecida como "pássaro-funerário" devido à sua aparência mórbida. A maior envergadura verificada em um marabu mediu 3,2 metros. O animal é encontrado em zonas úmidas e áridas, savanas e pastagens da África subsaariana.
 

Fonte: Divulgação/Pixabay

8. Abutre-preto

O abutre-preto (Aegypius monachus) é outro pássaro que alcança uma marca de envergadura de três metros. A ave tem uma excelente visão para detectar carniça enquanto voa. Embora seja intimidador, o animal desempenha um papel importante em seu ecossistema, se alimentando de animais mortos.

Fonte: Divulgação/Pixabay

7. Condor-dos-andes

O condor-dos-andes (Vultur gryphus) é uma das aves com maior envergadura do mundo — acima dos 3 metros. Seu peso pode passar da marca dos 10 quilos. Para manter o peso, o animal se alimenta preferencialmente de grandes carniças, como gado e veado. 

Fonte: Divulgação/Pixabay

6. Cisne-branco

Uma das aves voadoras mais pesadas do mundo, os cisnes-brancos (Cygnus olor) são animais belos e parecem inofensivos enquanto vagam em lagoas, lagos e rios. Mas eles estão longe de serem animais pacíficos e tranquilos. Os cisnes masculinos avisam os intrusos que estão se aproximando com um assobio e podem atacá-los com suas asas. 

Fonte: Divulgação/Pixabay

5. Pelicano-crespo

O pelicano-crespo (Pelecanus crispus) pode chegar a 1,8 metro de altura, pesar 33 quilos e ter uma envergadura de 2,7 metros. Esses monstros de penas desalinhadas, que vivem na Europa e na Ásia, vivem em colônias de até 250 pares e conseguem engolir peixes de uma só vez.

Fonte: Divulgação/Pixabay

4. Ema 

A ema (Rhea americana) é um pássaro que não voa. Seu nome é uma homenagem à deusa titã Rhea, que deu à luz todos os deuses e deusas do Olimpo na mitologia grega. Com até 1,80 metro de altura e 11,5 kg, a ema maior não aterroriza tanto quanto o avestruz, mas a espécie se reúne em bandos de até 100 indivíduos durante a estação não reprodutiva, por isso, tenha cuidado por onde anda.

Fonte: Divulgação/Pixabay

3. Emu

Nativo da Austrália, o Emu (Dromaius novaehollandiae) é o segundo maior pássaro da Terra, chegando a medir de 1 a 3 metros de altura. Durante a estação reprodutiva, as fêmeas lutam entusiasticamente pelos machos. A espécie conta com uma característica incomum no reino animal: depois que a fêmea deposita cerca de uma dúzia de ovos verdes, ela deixa o macho para chocá-los por conta própria e, depois de eclodirem, os filhotes também são "criados" pelo macho sem nenhuma contribuição da fêmea.

Fonte: Divulgação/Pixabay

2. Casuar-do-sul

Casuar-do-sul (Casuarius casuarius) é outra ave não voadora nativa da Austrália, Indonésia e Nova Guiné. Frequentemente citado como o pássaro mais perigoso da Terra, o animal pesa facilmente mais de 50 kg. Em cada pé há uma garra de 15 centímetros que a ave usa para se defender. Pelo menos duas pessoas já foram atacadas até a morte por um casuar-do-sul, sendo o mais recente um homem da Flórida que manteve um deles como animal de estimação.

Fonte: Divulgação/Pixabay

1. Avestruz

O avestruz é a maior ave do mundo, pesando em média 104 quilos e medindo até 2,7 metros. A rapidez também é uma característica da ave: o avestruz é a espécie mais veloz com duas pernas, chegando à velocidade máxima de cerca de 70 km/h.

Fonte: Divulgação/Pixabay

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: