Elon Musk mostra protótipo de nave que vai levar turistas para o espaço

02/10/2019 às 07:302 min de leitura

Depois de muita espera e especulação, Elon Musk finalmente anunciou seu novo projeto. Em uma transmissão ao vivo, ele revelou um protótipo de sonda espacial da SpaceX que deve concluir seu primeiro voo orbital já em 2020. Com uma abordagem inovadora, a nave está sendo planejada para funcionar como um sistema de transporte completamente reutilizável. Além de ter a capacidade de acomodar cargas, também será possível transportar pessoas “para a Lua, para Marte, para a órbita terrestre e além”, como afirma o site oficial da empresa Space Exploration Technologies Corp.

O primeiro contato do mundo com o projeto da SpaceX foi em setembro de 2016 na reunião da União Internacional de Astronáutica no México, que revelou o Sistema de Transporte Interplanetário, uma missão para a colonização de Marte. Desde então, nesse período de três anos, o conceito de naves interplanetárias evoluiu muito até chegar ao atual projeto de Musk.

A mais nova espaçonave da SpaceX foi nomeada Starship MK1 e foi revelada ao mundo em um evento que aconteceu no Texas exatamente no mesmo dia em que a primeira nave do projeto fez seu 11º aniversário em órbita. Coincidência ou não?

Com um propulsor Super Heavy de 68 metros abastecida com metano líquido sub-resfriado e equipada com propulsores de oxigênio líquido em seus 37 motores Raptor, a nave espacial está sendo alvo de altas expectativas. Vale ressaltar que a Starship MK1 sofreu algumas alterações em relação às naves anteriores da empresa, que eram abastecidas com querosene RP-1 e LOX em seus motores Merlin.

Como Musk pretende que a Starship inaugure o conceito de transporte espacial reutilizável, diferentemente dos atuais impulsionadores de espaçonaves que são lançados e permanecem no espaço, os planos são que o mais novo queridinho retorne à Terra e pouse no exato local de lançamento em suas seis pernas.

Resultado de imagem para starship mk1
(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

A Starship vai ter capacidade para 100 passageiros ou 100 toneladas de carga, dependendo das necessidades da missão.

Em uma brincadeira bem humorada, Elon Musk escreveu no Twitter que "a nave espacial nos permitirá habitar outros mundos". Segundo informações da própria empresa, estima-se que em até em seis meses a Starship Mk1 já esteja orbitando a Terra e, no prazo de um ano, seja possível transportar pessoas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: