publicidade

O que faz os ovos de galinha terem cores diferentes?

21/10/2019 às 14:001 min de leitura

Você já se perguntou por que os ovos de galinha podem ter cores diferentes? A explicação da ciência para essa peculiaridade é bastante simples de ser entendida: tem tudo a ver com a genética desses animais.

Basicamente, o que vai determinar se os ovos serão brancos, cor de creme, marrom, azul ou verde, é a raça da galinha.

(Fonte: Pexels)

Por exemplo, a raça Araucana — originária do Chile — produz ovos de coloração azul graças a um pigmento denominado oocianina. A raça de galinhas Leghorn, também conhecida como a “rainha dos ovos”, é poedeira de ovos brancos.

Os marrons são produzidos pelas galinhas Orpington. Uma Olive Egger também chama atenção ao pôr ovos na cor verde-oliva. Aliás, esse último caso evidencia ainda mais o peso da genética: as aves dessa raça são resultado do cruzamento de um galo e uma galinha de postura de ovos azul e marrom.

Todos os ovos começam a ser gerados na cor na branca. Aqueles que têm uma coloração diferente passam pelas alterações no processo de desenvolvimento, quando determinados pigmentos são depositados durante a viagem deles no oviduto da galinha.

E o sabor muda?

Ao contrário do que dizem (e acreditam) muitas pessoas, a coloração dos ovos não interfere em nada na qualidade e no sabor deles — incluindo nos níveis proteicos que continuam os mesmos.

E por falar em cores, outro ponto que vale ressaltar é que a gema mais clara ou escura também não tem relação com a qualidade do ovo. Nesse caso, a alteração se dá devido ao tipo de alimentação dada para essas aves.

Outros fatores também pode ser responsáveis pelas cores diferentes, por exemplo, a idade da galinha, o caminho percorrido pelo ovo no sistema e o tempo em que ele permaneceu na extremidade final do oviduto.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: