Ponto Nemo: um cemitério espacial no lugar mais isolado do planeta

24/10/2019 às 17:002 min de leitura

Já pensou em um lugar que sirva como cemitério para naves espaciais? Pois ele existe e se chama Ponto Nemo, o lugar mais distante e isolado de qualquer costa ou menor sinal de terra firme.  

Ele está localizado no meio do oceano Pacífico e ganhou esse nome em homenagem a Júlio Verne e um de seus mais famosos personagens: o Capitão Nemo, do livro 20 Mil Léguas Submarinas. Trata-se de uma circunferência com 19.900 quilômetros sem um palmo de terra seca.

(Fonte: Amusing Planet/ Reprodução)

Cemitério de naves espaciais

Esse ponto de inacessibilidade é tão distante de tudo que, em algumas ocasiões, as pessoas mais próximas dele são os astronautas que orbitam o globo a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Isso porque a ISS está a 360 quilômetros de distância da superfície do planeta. Sendo assim, quando passam sobre o Ponto Nemo estão mais próximos que qualquer outro ser humano.

É claro que devido ao seu isolamento, mitos e lendas surgiram em torno dele. Por exemplo, em 1997, foram registradas frequências ultrabaixas vindas da região. Isso foi o suficiente para que os mais imaginativos atribuíssem tudo a monstros e criaturas marinhas — mesmo considerando que a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos atribui o ocorrido à quebra de gelo de icebergs.

(Fonte: Amusing Planet/ Reprodução)

Porém, uma das coisas mais interessantes sobre essa região é que ela constitui um verdadeiro cemitério de detritos e naves espaciais.

Milhares de satélites já foram lançados e, quando não servem mais para nada, continuam orbitando o planeta até caírem. Como essa parte do oceano Pacífico é distante de qualquer coisa, é o lugar perfeito para deixar algo do espaço cair sem que nenhum país corra riscos.

Aliás, essa ideia de usar a energia restante para guiar naves espaciais e objetos até lá é antiga e estima-se que haja milhares de toneladas de detritos por ali.

Um desses casos foi a estação espacial chinesa Tiangong-1. Na época de sua queda, todos diziam que ela estava descontrolada, mas acabou caindo bem próximo do Ponto Nemo. Para alguns, isso foi coincidência, para outros, apenas uma prova que os chineses ainda podiam controlar algo da estação e conseguiram direcioná-la para lá.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: