NASA anuncia envio da sonda VIPER para a Lua

NASA anuncia envio da sonda VIPER para a Lua

Último Vídeo

A NASA anunciou no último dia 25 de outubro o envio da sonda robótica VIPER para a Lua em 2022. O objetivo é procurar e estudar o gelo no polo sul, confirmando o que a agência já vinha comentando há alguns meses.

VIPER é a sigla para Volatile Investigating Polar Exploration Rover (algo como Sonda de Exploração Polar e Investigação Volátil em português). A previsão é de que o veículo pouse no satélite terrestre em dezembro de 2022. A missão deverá ser concluída em 100 dias.

O rover VIPER (Fonte: NASA/Johnson Space Center)

Investigando o gelo da Lua

Durante o período em que permanecer na Lua, o rover da NASA — que tem o tamanho de um carrinho de golfe — fará uso de um espectrômetro de nêutrons para analisar e mapear a presença de gelo na superfície. Depois disso, poderá acessar os depósitos por meio de uma broca de perfuração em uma profundidade de até um metro da superfície.

Anthony Colaprete, um dos cientistas responsáveis pelo projeto VIPER, comentou: "É incrivelmente emocionante ter um veículo espacial indo para o novo e único ambiente do Polo Sul para descobrir onde exatamente podemos colher essa água. O VIPER nos dirá quais locais têm as maiores concentrações e qual a profundidade abaixo da superfície para obter acesso à água."

As missões para a Lua envolvendo sondas para estudo do gelo descoberto no polo sul são fundamentais para os futuros projetos. O primeiro ponto é que o gelo pode ser convertido em água, o que facilitaria missões com humanos. Além disso, a água pode ser processada e ser usada de outra forma, incluindo como combustível.

No vídeo abaixo é possível entender como tudo vai funcionar:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.