Macacos são melhores em resolver problemas que humanos, diz estudo

01/11/2019 às 07:002 min de leitura

Você já deve ter ouvido por aí a afirmação de que a escola mata a criatividade dos alunos. Não é de hoje que o sistema de ensino ocidental é criticado por transformar os alunos em meros receptores do conhecimento. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Georgia concluiu que essa ideia pode mesmo ser verdade.

Para chegar a essa conclusão, eles realizaram um experimento que comparava a forma como humanos e macacos resolviam o mesmo problema. Primeiro, eram apresentados quatro quadrados na tela do computador: um listrado, um com bolinhas e dois em branco. Então, os participantes aprendiam que se clicassem primeiro no quadrado com listras e depois naquele com as bolinhas, apareceriam na tela um triângulo azul no lugar de um dos quadrados em branco, então, se o participante clicasse no triângulo azul, receberia uma recompensa. No caso dos humanos um barulho engraçado e uma ração com gosto de banana para os macacos.

macaco participante do experimento
Um dos macacos participantes do experimento. Fonte: All That's Interesting

Porém, depois disso, os cientistas apresentavam um atalho para a recompensa e aí foi que veio a surpresa: apenas os macacos pareciam entender como usá-lo, mostrando assim uma flexibilidade cognitiva que aparentemente os humanos não possuíam.

Os números de uso do atalho são impressionantes: 70% dos macacos usaram o artifício para chegar na recompensa, enquanto os humanos continuaram executando a mesma sequência aprendida inicialmente. Apenas 1 pessoa das 56 que participaram do estudo usou o atalho.

A conclusão que os pesquisadores chegaram foi a de que como o nosso sistema de ensino não privilegia as diferentes formas de resolver um problema isso pode ter contribuído para que os participantes humanos tenham continuado usando a forma que tinham aprendido inicialmente no experimento.

alunos entediados
Fonte: Freepik

Segundo o estudo, práticas como o vestibular encorajam as pessoas a usarem sempre a “rota conhecida”. Outros estudos anteriores já haviam chegado a conclusões bastante parecidas.

No caso desse estudo, a maior vantagem que os humanos tiveram foi a de compreender mais rapidamente as regras do experimento. Contudo, os cientistas acreditam que essa pode ser uma das explicações para que os macacos tenham mais flexibilidade na hora de usar o atalho. Mas, eles afirmam que precisam de mais estudos para chegar a uma conclusão sobre isso.