Espécie rara de cervo perdida há 30 anos é reencontrada no Vietnã

21/11/2019 às 11:301 min de leitura

Uma espécie muito rara de cervo, conhecida como chevrotain, foi vista recentemente na região sul do Vietnã. Apesar de se acreditar que ele ainda pudesse existir, até então ninguém havia sido capaz de encontrar um, seja vivo ou morto, desde os anos 1990.

Segundo uma pesquisa publicada na revista científica Nature Ecology & Evolution, “em uma época de extinções em massa, confirmar a sobrevivência de espécies perdias oferece novas oportunidades de conservação da biodiversidade".

A redescoberta da espécie rara de cervo

Foto do chevrotain (Tragulus versicolor). (Fonte:SIE/GWC/Leibniz-IZW/NCNP/Divulgação).

Até o presente momento, nenhum exemplar desta espécie havia sido visto vivo. De fato, para que fosse possível saber onde efetuar uma busca atrás de um espécime vivo foi necessário um trabalho de campo gigantesco e meticuloso.

Os primeiros registros desse animal foram feitos em 1910, muito provavelmente quando eles foram capturados por caçadores. Posteriormente, só se foi ter notícia dele em 1990, em uma expedição conjunta do Vietnã com a Rússia.

Como capturaram as imagens?

Os biólogos Andre Tilker e And Nguyen, afiliados a GWC (Global WildLife Conservation) conversaram com diversos nativos sobre as possíveis localizações do chevrotain.

Assim que um certo perímetro foi estimado, eles instalaram diversas câmeras nas áreas naturais onde o Tragulus versicolor havia sido avistado.

Os detalhes sobre o pequeno animal

Infelizmente, apesar dos registros capturados pelas câmeras, pouco se conhece a respeito deste diminuto animal. Uma das coisas que se sabe é que ele, em boa parte das vezes, é mais solitário e costuma concentrar suas atividades no período do dia.

Conforme citado anteriormente, ele costuma ser chamado de chevrotain e pertence à espécie Tragulus versicolor. Possui uma coloração castanha/marrom, com o dorso "prateado". Além disso, ele é pequeno, do tamanho aproximado de um gato, ou seja, mede em torno de 45 centímetros de altura.