Qual a maior distância que se pode caminhar sem parar no mundo?

Qual a maior distância que se pode caminhar sem parar no mundo?

Último Vídeo

Você já parou para pensar em algum momento qual seria a maior distância que seria possível caminhar no mundo, de um ponto a outro, sem ter que passar por nenhum rio ou algo do gênero durante o percurso? Bem, certamente alguém pensou e ela passa por diversos países e vários continentes. Mas, sem sombra de dúvida, não é uma tarefa fácil.

Como se calculou o maior trecho que se pode caminhar no planeta

Um canal do YouTube chamado RealLifeLore teve a curiosidade e a ousadia de fazer esse cálculo, mostrando a maior distância percorrível entre dois pontos da Terra, sem ter que ser obrigado atravessar qualquer trecho pela água (o que demandaria algum tipo de embarcação, obviamente). 

Com efeito, ele fez essa estimativa usando o Google Earth, mas teve também de fazer uma parte dessa projeção manualmente, a fim de contornar os "obstáculos da água", ou seja, evitando os rios e afins nessa rota.

O tamanho do desafio

Bem, de acordo com as projeções feitas pelo youtuber, a maior distância que se pode caminhar no planeta, sem precisar atravessar nenhum trecho por água, é de 23.068,34 quilômetros. Para se ter uma noção, isso seria o equivale a mais da metade da circunferência da Terra.

Em termos de tempo, levaria-se aproximadamente 194 dias de caminhada ininterrupta para finalizar o percurso. Em um ritmo mais tranquilo, com direito a paradas e tudo o mais, levaria mais de três anos para cumprir o trajeto.

Pelo Google Maps (ou Earth) a distância é um pouquinho menor

As "pedras no meio do caminho"

Por incrível que pareça, a distância é o menor dos males nessa trilha. De fato, para caminhar todo esse percurso, você terá de enfrentar uma série de obstáculos. A nível de exemplo, terá de passar pelo Zimbábue, que é o lar da Mamba Negra, uma das cobras mais mortais do mundo.

Ao chegar em Uganda, estará atravessando o país com a maior quantidade registrada de casos de malária no mundo. Já no Sudão do Sul, estará no solo de um dos países mais tensos do mundo atualmente, pois ele enfrenta uma intensa guerra civil desde 2013, sem falar na fome generalizada entre a população.

Além disso, terá igualmente que enfrentar o Deserto do Saara, a Síria (que está em guerra) e o temido inverno da Rússia. Boa sorte...

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.