Década de 2010 terminará como a mais quente já registrada

13/12/2019 às 10:001 min de leitura

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a década de 2010 provavelmente será considerada como a mais quente já registrada, segundo um relatório da organização divulgado no começo de dezembro.

A OMM igualmente descobriu que 2019 está no rumo de ser o segundo ou terceiro mais quente de toda a história, com uma temperatura média global de janeiro a outubro aproximadamente 1,1ºC  acima do que a época anterior à Revolução Industrial (ocorrida em 1776).

Fonte: Pexels

O que levou a década de 2010 ser classificada como a mais quente de todas?

O calor global excessivo, aumentado de forma intensa por conta da emissão de gases do efeito estufa é o principal motivo da década de 2010 estar prester a ser colocada como a mais quente que já existiu na Terra.

Segundo o secretário geral da OMM, Petteri Taalas, se não forem tomadas urgentes com relação ao clima, a tendência é que o aumento de temperatura seja tão grande que atinja mais de 3ºC até o fim do século 21, com impactos cada vez maiores e mais maléficos para o bem-estar não somente do meio ambiente em si, mas também do ser humano.

Ainda segundo Taalas, ainda não estamos nem perto de cumprir as metas estipuladas no Acordo de Paris. O Acordo de Paris nada mais é do que um acordo internacional, elaborado em 2015, a fim de limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

Os danos ambientais causados pelo aumento da temperatura

Este mesmo relatório da OMM afirma que as concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera alcançaram níveis alarmantes em 2018 e permaneceram aumentando agora em 2019.

Além disso, o nível do mar aumentou por conta do derretimento das camadas de gelo na Groenlândia e na Antártica, enquanto que o calor oceânico atingiu também níveis recordes, com a degradação dos ecossistemas marinhos vitais.

Ondas de calor e inundações, que antes eram acontecimentos esporádicos, agora têm se tornado cada vez mais frequentes. Ademais, tem ocorrido igualmente mais ciclones  tropicais avassaladores, incêndios florestais e uma série de outros fenômenos.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: