292
Compartilhamentos

Ex-diretor do Inpe é nomeado um dos cientistas do ano pela Nature

O físico e ex-diretor do Inpe e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Ricardo Galvão, foi escolhido como uma das personalidades mais importantes para a Ciência em 2019 segundo a revista 'Nature'. A confirmação foi dada pelo próprio Galvão hoje, dia 13.

Trabalho no Inpe

Ricardo é professor titular no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, e ganhou enorme visibilidade em julho de 2019, quando rebateu acusações do presidente Jair Bolsonaro sobre a veracidade dos dados científicos que indicavam aumento do desmatamento na Amazônia. A própria revista "Nature" divulgou os dados do Inpe defendidos por Galvão, que foi exonerado do cargo em julho.

Alguns meses após a demissão do professor, uma nova pesquisa realizada pelo Inpe confirmou o crescente desmatamento na Amazônia 29,5% em relação ao mesmo período dos anos anteriores (agosto/2017  julho/2018). 

Prêmio da Nature

A seleção é realizada anualmente pela revista britânica e busca selecionar aqueles que "seu papel na ciência pode ter tido um impacto significativo no mundo", sendo uma das homenagens mais prestigiosas da área. Além de Galvão, outras personalidades e cientistas estarão na lista.

"Essa lista geralmente é feita com personalidades que possuem publicações com resultados científicos importantes. Eu não tenho uma publicação, mas eles consideraram importante a minha posição de defesa da ciência perante a comunidade internacional em um momento de obscurantismo", relatou Ricardo Galvão em entrevista ao jornal Estadão.

A divulgação oficial dos escolhidos acontecerá na próxima terça-feira, dia 17.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER