Corvos: criaturas peculiares e inteligentes

30/12/2019 às 08:002 min de leitura

O corvo já foi associado a elementos sombrios e até mesmo com a morte, como no conto de Edgar Allan Poe. Ele aparece em várias mitologias, sendo na Grega o mensageiro dos deuses e o animal sagrado de Apolo, e na Nórdica o companheiro de Odin, deus da sabedoria, da guerra e da morte. Mas por trás de todo misticismo e histórias sinistras, o que as pessoas não imaginam é que esses pássaros também são extremamente espertos.

Cérebro de passarinho, inteligência de primata

(Fonte: pixabay/Reprodução)

Após observações realizadas na Nova Caledónia, um arquipélago da Oceania situado na Melanésia, foi descoberto que os corvos são capazes de usar ferramentas como galhos ou fios. Veja a seguir:

Nos últimos anos, os cérebros dessas aves foram estudados com mais afinco. Elas mostraram habilidades cognitivas impressionantes, sendo capazes de até identificar pessoas ou outros corvos que representavam uma ameaça. Mas a inteligência é difícil de ser mensurada, podendo ser mais ou menos alta, dependendo dos critérios utilizados.

Nos humanos, por exemplo, tem a ver com o nosso neocórtex. Os corvos não possuem essa estrutura e mesmo tendo o cérebro do tamanho de uma noz, eles desenvolveram grupos de neurônios densamente interligados, fornecendo uma capacidade mental semelhante à nossa.

Os corvídeos e os primatas compartilham algumas capacidades básicas na resolução de problemas e plasticidade, podendo se adaptarem e mudarem diante de novas informações e experiências. Eles também aprenderam a usar ferramentas dependendo do habitat onde vivem, criando um tipo de cultura.

Em um estudo publicado no início do ano com essas aves, mostrou que elas sempre escolhiam um tipo específico de caule para fazer suas ferramentas, mesmo quando estavam disfarçados com folhas de um tipo de planta diferente. Isso sugere que são seletivas na escolha do material e que sabiam qual era o mais adequado para o trabalho.

O corvo é um animal fascinante e extraordinário, que possui reconhecimento facial, se adapta a adversidades e ainda sabe usar ferramentas. Quer saber mais sobre eles? Confira 10 fatos interessantes sobre esses pássaros clicando aqui.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: