Maestro João Carlos Martins usa luvas biônicas e volta a tocar piano

Maestro João Carlos Martins usa luvas biônicas e volta a tocar piano

Último Vídeo

O maestro João Carlos Martins, um dos músicos brasileiros mais celebrados do país, voltou a tocar piano de uma forma que não fazia há bastante tempo: com bastante agilidade, e com os dedos das mãos devidamente estendidos e posicionados.

Isso só foi possível graças à tecnologia e ao trabalho de um designer chamado Ubiratan Bizarro Costa, o Bira. Ele foi o voluntário responsável pelo desenvolvimento de uma pórtese para o maestro — uma espécie de luva biônica que melhora os movimentos das mãos.

Confira o vídeo postado pelo maestro após experimentar o presente no Natal:

A tecnologia impressiona, mas o mecanismo por trás do seu funcionamento é relativamente simples. A luva foi em sua maioria impressa em 3D e traz dedos articulados e regulagens de abertura para melhor posicionamento das mãos.

Ela ficou cinco meses em desenvolvimento e funciona a partir de hastes que agem como "molas". Ou seja, quando as teclas são pressionadas, elas ajudam a devolver os dedos para a posição normal, permitindo novos movimentos.

Apesar do reconhecimento mundial, Martins sempre teve na superação a sua característica mais marcante. Desde um acidente em um jogo de futebol, em 1965, o maestro começou a enfrentar atrofia, distenções e outros problemas osteomusculares que o levaram a diversas cirurgias e pausas na carreira.

Maestro João Carlos Martins usa luvas biônicas e volta a tocar piano via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.