Vírus desconhecido matou 6 pessoas na China e assusta população

21/01/2020 às 14:102 min de leitura

O surto que se concentra na cidade de Wuhan, um centro comercial da China, deixou as autoridades preocupadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, convocou recentemente uma reunião de emergência para discutir melhor as ações de contenção do vírus. Ele foi denominado como 2019-nCoV e já se espalhou para diversos países, como Tailândia, Japão e Coréia o Sul, que listam casos com sintomas semelhantes aos dos chineses infectados.

O vírus foi identificado pela primeira vez no dia 31 de dezembro de 2019 e desde então já matou seis pessoas, apenas em Wuhan. Alguns países, como Austrália, Coréia do Sul e Japão, estão tomando precaução e fazer triagem térmica para os indivíduos vindos da China para evitar que qualquer um infectado pelo vírus possa entrar no território e espalhar ainda mais a doença.

As vítimas

A primeira morte causada pelo vírus foi de um homem de 61 anos, em 09 de janeiro de 2020, que desenvolveu sintomas semelhantes aos de pneumonia e acabou falecendo. Desde então, o surto foi se intensificando e teve as mortes mais recentes anunciadas pelo prefeito de Wuhan, Zhou Xianwang, durante uma coletiva.

Além disso, 15 profissionais que cuidavam dos cidadãos infectados também ficaram doentes pelo contato. Um está em estado grave, enquanto os outros estão estáveis. Fora esse grupo, estima-se que outros 295 indivíduos contaminados estejam espalhados por países próximos.

Na própria China, para além de Wuhan, o vírus também já foi detectado. Os grandes centros, como Pequim, Xangai e a Província de Cantão, já somam mais de 20 contaminados.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Forma de transmissão

As autoridades tratavam o vírus como se ele fosse transmitido direto de animais selvagens que estavam sendo vendidos em um mercado de frutos do mar, em Wuhan, para os seres humanos.

No entanto, foi relatado um caso na Coréia do Sul de uma chinesa que não visitou o mercado em questão, mas estava infectada mesmo assim. Por isso, a transmissão de homem para homem agora também é considerada pelos órgãos responsáveis pelo controle da doença.

Um alerta de cuidado redobrado foi emitido para todos aqueles que estão indo ou viajaram recentemente para a China, mesmo que não tenham entrado em contato diretamente com Wuhan. Qualquer sintoma de gripe já é para ficar em alerta, principalmente se acabar se intensificando.

É recomendado lavar as mãos e usar máscaras em ambientes públicos para combater o vírus ainda desconhecido.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: