Incrível: mulher fotografa nuvens raras no céu da Sibéria

Incrível: mulher fotografa nuvens raras no céu da Sibéria

Último Vídeo

Svetlana Kazina mudou-se há 20 anos com seus dois filhos para uma aldeia na região de Altai Krai, na fronteira russa com o Cazaquistão. Enquanto Svetlana fazia uma viagem pelas montanhas da Sibéria, mais precisamente ao monte Belukha, encontrou no céu um evento raro: a formação de uma nuvem iridescente.

"Eu capturei as nuvens iridescentes em uma manhã gelada de inverno, parada no lago congelado Ak-Kem", conta Svetlana. “A iridescência é um fenômeno bastante comum em nossas montanhas. Ao fotografar essas nuvens, usei um filtro polarizador para tornar as formações ainda mais nítidas".

No local, existem duas estações de meterologia: a Akkem weather station e a Karaturek weather station. Durante a sua viagem, Svetlana pode estar na companhia de meteorologistas, assim como pilotos de helicóptero e socorristas que faziam a segurança do local.

Nuvem iridescente é um fenômeno raro. (Fonte: Bored Panda / Reprodução)

Como ocorrem as nuvens iridescentes?

Esse efeito acontece quando a luz encontra algum obstáculo no céu, como uma nuvem, e então se divide em várias cores (situação chamada de difração). Nuvens iridescentes contam com mais chances de seres vistas antes de tempestades.

Apesar da edição nas fotos, o fenômeno pode ser visto a olho nu, mesmo que as cores não fiquem tão vívidas, principalmente se a nuvem estiver muito próxima ao sol. 

“A iridescência é um fenômeno bastante comum em nossas montanhas...", conta Sletvania. (Fonte: Bored Panda / Reprodução)
Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.