Vírus misterioso com genes não identificados é achado no Brasil

11/02/2020 às 08:001 min de leitura

Um vírus misterioso foi encontrado em águas brasileiras e, ao que tudo indica, possui boa parte do genoma desconhecida pelos cientistas. O vírus recebeu o nome de Yaravirus brasiliensis, em alusão à lenda da Iara, a “mãe-d’água”, na qual a entidade enfeitiçava os homens e os atraíam para dentro d’água, o que fatalmente os levava à morte. Por mais que pareça assustadora a referência, não é motivo para pânico e há muito o que ser descoberto sobre o vírus.  

Após ter sido encontrado na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, o vírus foi analisado e logo se percebeu que cerca de 90% de seus genes ainda não haviam sido descritos em estudos virais anteriores, fazendo com que o yaravírus tenha grandes chances de ser o primeiro caso isolado de vírus amebal ainda desconhecido.  
 

Vírus misterioso encontrado no Brasil
Fonte: bioRxiv/Divulgação

Vírus misterioso

Segundo o grupo responsável pelos estudos, que inclui os pesquisadores Bernard La Scola (Universidade Aix-Marselha, na França) e Jônatas Abrahão (Universidade Federal de Minas Gerais), o vírus tem em sua constituição "uma nova linhagem de vírus amebal com origem e filogenia intrigantes". 

Mas isso não é novidade para a equipe, já que eles tiveram participação na descoberta do tupanvírus, um grande vírus encontrado também em áreas aquáticas. Esses vírus maiores possuem grandes capsídeos, que nada mais são do que invólucros formados de proteínas que ajudam na proliferação dos organismos. Além disso, esses vírus maiores têm genomas complexos que conseguem sintetizar proteínas e fazer reparo no DNA, entre outras habilidades. 

Ao que tudo indica, o yaravírus não é um vírus grande (tem partículas de apenas 80 nm de diâmetro), mas seu genoma enigmático chama atenção por não ter sido descrito anteriormente, entrando assim na classificação de genes órfãos. 

No estudo publicado na bioRxiv, os pesquisadores indicaram que, se fossem seguir os atuais protocolos para detecção viral, o yaravírus não seria identificado como um agente viral. 

Uma coisa é certa com a descoberta: ainda existe muito o que aprender sobre os vírus. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: