Saiba mais sobre o cometa Halley e quando ele vai poder ser visto

15/02/2020 às 06:002 min de leitura

O fascínio pelo Universo atravessa gerações e isso não poderia ser diferente — os mistérios que ele guarda ainda são, em boa parte, desconhecidos e isso provoca o ser humano. Uma das belezas mais aguardadas e comentadas é a do cometa Halley, que apesar de não “nos visitar” com a frequência que gostaríamos, tem uma fama que torna sua fantasia ainda mais encantadora.

Mas além de “ouvir falar” no famoso cometa, você sabe o que ele é exatamente? Sabe se um dia poderá vê-lo com os próprios olhos? Vamos te contar.

Aguardando o cometa Halley

Para começar, é preciso entender o que torna o cometa Halley diferente de outros corpos celestes: a presença de gelo e sua órbita elíptica. De ciclo curto, o que significa que demora menos para completar sua órbita, o Halley é enorme. Mesmo. Ele tem cerca de 15 quilômetros de comprimento e 8 quilômetros de altura e largura.

Fonte: Pixabay

Ele é o único cometa de ciclo curto que pode ser visto a olho nu, mas o “curto” dele não é assim tão veloz para nós. O Halley demora entre 75 e 76 anos para completar sua órbita, mas existem sortudos que conseguem vê-lo duas vezes na vida, como o escritor americano Mark Twain, com nascimento e morte marcados pela passagem do cometa, em 1835 e 1910.

Visível para nós, meros mortais, ele possibilitou o desenvolvimento de estudos a seu respeito. O nome do cometa, inclusive, foi dado em “homenagem” ao astrônomo Edmund Halley, que conseguiu prever a chegada dele à Terra ao calcular seu período orbital em 1705. A passagem do cometa aconteceu em 1758, conforme sua previsão, mas Halley, o astrônomo, não teve a chance de vê-lo porque morreu 16 anos antes.

Ainda faltam quatro décadas

Apesar de não existir registros de estudos anteriores, há testemunhos de observações que precedem o cálculo do astrônomo, como na Grécia Antiga, e entre chineses, babilônios e europeus medievais.

O cometa Halley vem da Nuvem de Oort, que é composta por inúmeros objetos estelares. No passado, o cometa interagiu com nebulosas e outros gigantes de gás, o que faz com que estudiosos acreditem que ele já foi um cometa de ciclo longo.

Fonte: Pixabay

E quando, afinal, será possível ver o cometa Halley? A última “visitinha” do Halley à Terra foi em 1986 e, com isso, o cálculo nos dá uma data aproximada para a próxima passagem: 2061 ou 2062.

Então, se você quiser conhecer o famoso cometa Halley, é bom cuidar da saúde porque ainda temos, pelo menos 41 anos pela frente até que ele resolva dar o ar da graça.