Sinais de vida? NASA descobre caverna subterrânea em Marte

06/03/2020 às 09:001 min de leitura

NASA divulgou neste domingo (01) um buraco descoberto por acaso em Marte. Capturado em 2011 pela HiRISE, câmera de bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), o buraco parece ser uma espécie de entrada para uma caverna subterrânea.

Localizado nas proximidades do vulcão Pavonis Mons, o buraco tem aproximadamente 35 metros de diâmetro, de acordo com as análises feitas por pesquisadores. A agência estima que o local tenha cerca de 20 metros de profundidade, segundo o ângulo interno da sombra que aparece nas imagens capturadas.

Leia tambémNASA revela impressionante foto panorâmica da superfície de Marte

Buracos como esse são de grande interesse de pesquisadores, uma vez que seu interior oferece certa proteção contra a vida hostil na superfície do Planeta Vermelho. Dessa forma, esses locais podem ser bons candidatos para abrigar vida marciana que, em seu interior, conseguiriam se manter longe das fortes radiações solares.

(Fonte: National Aeronautics and Space Administration/Divulgação)

Por esse motivo, esses locais são ideais para servirem de apoio em expedições humanas. Por exemplo, astronautas poderiam utilizar esses buracos para construir abrigos subterrâneos. Segundo a agência, essa região deve receber missões de exploração no futuro com o objetivo de procurar por sinais de vida marciana. 

No segundo semestre deste ano, a agência enviará a sonda Mars 2020 para o Planeta Vermelho à procura de bioassinaturas onde teria sido o delta de um rio. Essa sonda ainda será equipada com uma máquina de perfuração para fazer buscas e análises no subsolo marciano. O que achou dessa descoberta? Dê a sua opinião nos comentários!

Sinais de vida? NASA descobre caverna subterrânea em Marte via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: