Rússia e Europa adiam viagem espacial devido a epidemia de COVID-19

15/03/2020 às 06:002 min de leitura

A Rússia e Europa optaram por adiar o início da missão ExoMars, com destino a Marte, organizada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e a Roscosmo. A viagem, que teria como principal objetivo levar o rover Rosalind Franklin, não concluiu a bateria de testes necessária para o lançamento.

“Tomamos uma decisão difícil, mas ponderada.”, disse o General Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos, Agência Espacial Federal Russa. O general diz que o planejamento não pode ser respeitado devido as complicações com a epidemia do COVID-19. Sendo assim, as organizações espaciais se viram com duas alternativas: abdicar os testes para o lançamento e realizá-lo ainda este ano, ou adiar para prolongar o período de testes.

Em 2019, o cronograma de lançamento do ExoMars sofreu com a falha em dois testes na utilização de paraquedas. Passado esse período, o período final de testes ficou marcado para 2020 — mesmo ano marcado para o lançamento —, mas as complicações com o novo Coronavírus impossibilita a realização das avaliações.

General Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos (Fonte: The Moscow News/Reprodução)General Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos (Fonte: The Moscow News/Reprodução)

Então, considerando o altíssimo investimento para a realização de viagens espaciais, as organizações espaciais russa e europeia optaram por adiar o início da missão ExoMars para outubro de 2022. “a fase final das atividades da ExoMars ficaram comprometidas pelo agravamento geral da situação epidemiológica nos países europeus”, completou o general, referindo-se à epidemia do COVID-19.

O objetivo da missão era estudar o passado do planeta vermelho e encontrar vestígios da existência de vida extraterrestre. Assim como fez o rover Curiosity, Rosalind Franklin aprofundaria os estudos sobre a vida primitiva de Marte. Para isso, Rosalind conta com um brocas para escavação e laboratórios de pesquisa de vida na sua estrutura.

“Queremos ter 100% de certeza de que uma missão será bem-sucedida. Não podemos permitir margem de erro. Mais atividades de verificação garantirão uma viagem segura e os melhores resultados científicos”, afirma o diretor geral da Agência Espacial Europeia, Jan Worner.

Rússia e Europa adiam viagem espacial devido a epidemia de COVID-19 via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: