Raros filhotes de gatos selvagens nascem no Reino Unido

A família de animais do santuário Porfell Wildlife Park and Sanctuary, localizado na Cornuália, na Inglaterra, cresceu. Dois pequenos filhotes de gato-ferrugem nasceram no local e, com quase dois meses de idade, já começaram a explorar o ambiente. 

Embora o santuário seja conhecido por ser lar de animais indesejados ou excedentes, a equipe responsável pelo parque decidiu aceitar a oferta dos gatos por considerar a oportunidade boa, visto que só há 40 animais da mesma espécie criados em cativeiro no mundo. 

Ainda não há informação sobre o gênero dos animais pois a mãe está muito atenta e os especialistas não conseguiram se aproximar o suficiente para verifcar. Estima-se que ao nascer, o gato-ferrugem pese entre 60 e 77 gramas e que sua pelagem seja composta por fileiras de manchas pretas. Quando adulta, a espécie atinge no máximo 45 centímetros de altura.

Prionailurus rubiginosus

Fonte: IFLSCIENCE/ReproduçãoFonte: IFLSCIENCE/Reprodução

Além de caracterizada pelo tamanho, a espécie apresenta olhos seis vezes mais poderosos que os dos humanos, o que os torna excelentes caçadores. Estes animais se alimentam principalmente de roedores, pássaros, lagartos e insetos. Presume-se que, pela baixa estatura, a espécie prefira permanecer no solo, no entanto, são considerados exímios escaladores quando se sentem ameaçados.

Encontrados apenas no Sri Lanka e na Índia, os gatos-ferrugem estão perdendo espaço e habitat por conta da ameaça de caçadores e pela fragmentação dos locais onde é possível ser feita a manutenção da espécie.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.