ONG mostra que morcegos não só são fofos, mas também ajudam o meio ambiente

19/05/2020 às 05:002 min de leitura

A organização sem fins lucrativos Bats Qld (Flying Foxes & Microbats) Inc. é responsável por resgatar, reabilitar e liberar raposas-voadoras e micromorcegos por todo o Sudeste de Queensland, na Austrália. Seus membros, todos voluntários, também ajudam a educar jovens e os idosos sobre a importância destes animais em nosso ecossistema, além de dissipar os mitos que costumam girar em torno desses mamíferos incríveis.

Mas eles não param por aí. A organização também compartilha na internet fotos e vídeos de seus pacientes alados para mostrar ao mundo o quanto eles são adoráveis. Então, que tal conferir as imagens abaixo e de quebra aprender um pouco mais sobre estas criaturinhas?

(Fonte: Bats Qld/Reprodução)(Fonte: Bats Qld/Reprodução)

Mas vale lembrar que morcegos não são só lindinhos, eles também possuem um papel importante em nosso ecossistema. De acordo com um porta-voz da Bats Qld, esses mamíferos ajudam significativamente a controlar a população de insetos e na polinização e dispersão de sementes. “Por exemplo, a floresta de eucalipto em que os coalas dependem é polinizada pelas raposas voadoras”, afirmou o porta-voz.

Infelizmente, os seres humanos parecem esquecer desse papel, e podem acabar se tornando uma grande ameaça a esses bichinhos. Além do crescimento constante do desmatamento, o uso de arames farpados, redes e até atropelamentos sendo os motivos mais comuns para os morcegos precisarem de ajuda.

(Fonte: Bats Qld/Reprodução)(Fonte: Bats Qld/Reprodução)

E é claro que os mitos negativos não ajudam em nada, como a história de que morcegos são sujos e podem atacar as pessoas. Mas a Bats Qld desmentiu prontamente a primeira afirmação, explicando que estes animais são muito limpos e costumam se limpar o tempo todo. Quanto aos ataques, a organização explica que morcegos não voam como os pássaros, então costumam cair antes de voar novamente, e que isso costuma ser confundido com um ato de ataque.

Outra coisa que muitos já devem ter ouvido é que estes mamíferos carregam muitas doenças, e isso também é mentira. “Os morcegos na Austrália carregam apenas uma doença que representa um risco direto para as pessoas, o lyssavírus australiano de morcego. E ele é encontrado em menos de 0,01% da população de morcegos”, afirmou o porta-voz. E mesmo que alguém seja contaminado, já existe uma vacina pós-exposição que é totalmente eficaz.

(Fonte: Bats Qld/Reprodução)(Fonte: Bats Qld/Reprodução)

Uma curiosidade interessante é que as raposas-voadoras possuem uma visão semelhante aos humanos, e até mesmo micromorcegos podem enxergar, mesmo que não muito bem.

Agora você sabe o quanto esses bichinhos alados são importantes para o controle do meio ambiente e que merecem todo nosso respeito. E se o seu dia não estiver muito bom, que tal conferir mais fotos para dar uma animada?

Galeria 1

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: