Seja o primeiro a compartilhar

Por que a nova missão espacial da NASA tinha 2 comandantes?

Após a sua última missão tripulada em 2011, a NASA lançou dois astronautas veteranos ao espaço no último sábado (29) em parceria com a SpaceX para a missão Demo-2. Com sua chegada realizada com sucesso à Estação Espacial Internacional após 19 horas de viagem, os comandantes Doug Hurley e Bob Behnken assumiram suas respectivas funções.

Diferente das demais missões tripuladas, que costumam levar apenas um comandante, o novo lançamento reuniu Hurley como comandante principal e Behnken como comandante de operações conjuntas – com a responsabilidade de chegar e atracar na estação espacial.

Equipe da NASA monitora o lançamento do projeto Demo-2 no Kennedy Space Center, na Flórida Equipe da NASA monitora o lançamento do projeto Demo-2 no Kennedy Space Center, na Flórida. (Fonte: SpaceX/Divulgação)

Além destas atribuições, Hurley e Behnken são responsáveis por demonstrar a capacidade da cápsula Crew Dragon em transportar humanos saindo da estação espacial ou indo para ela — um dos principais objetivos da missão.

Uma missão histórica

Os astronautas, que deverão ficar na Estação Espacial Internacional pelo período de 1 a 4 meses, encontraram lá o americano Chris Cassidy e os russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, que além de darem as boas-vindas e avisarem a NASA sobre a chegada da missão, vão poder participar de caminhadas fora da estação para recarregar as baterias de painéis solares e realizar diversos outros testes em conjunto.

Outras peculiaridades

A cápsula Crew Dragon tem ainda outras diferenças peculiares: um banheiro adaptado para viagens mais longas ao espaço foi elaborado para não deixar os comandantes passarem por nenhum aperto. Segundo a SpaceX, de Elon Musk, os tripulantes precisam imobilizar o corpo e utilizar uma espécie de mangueira que, após “sugar” o xixi, deve lançá-lo ao espaço para evaporar o material em instantes.

A próxima viagem ao espaço já tem data marcada. Segundo a NASA, com o sucesso do lançamento experimental, é possível que a próxima missão ocorra no dia 1º de agosto com a cápsula Crew-1.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER