Por que a nova missão espacial da NASA tinha 2 comandantes?

02/06/2020 às 07:001 min de leitura

Após a sua última missão tripulada em 2011, a NASA lançou dois astronautas veteranos ao espaço no último sábado (29) em parceria com a SpaceX para a missão Demo-2. Com sua chegada realizada com sucesso à Estação Espacial Internacional após 19 horas de viagem, os comandantes Doug Hurley e Bob Behnken assumiram suas respectivas funções.

Diferente das demais missões tripuladas, que costumam levar apenas um comandante, o novo lançamento reuniu Hurley como comandante principal e Behnken como comandante de operações conjuntas – com a responsabilidade de chegar e atracar na estação espacial.

Equipe da NASA monitora o lançamento do projeto Demo-2 no Kennedy Space Center, na Flórida Equipe da NASA monitora o lançamento do projeto Demo-2 no Kennedy Space Center, na Flórida. (Fonte: SpaceX/Divulgação)

Além destas atribuições, Hurley e Behnken são responsáveis por demonstrar a capacidade da cápsula Crew Dragon em transportar humanos saindo da estação espacial ou indo para ela — um dos principais objetivos da missão.

Uma missão histórica

Os astronautas, que deverão ficar na Estação Espacial Internacional pelo período de 1 a 4 meses, encontraram lá o americano Chris Cassidy e os russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, que além de darem as boas-vindas e avisarem a NASA sobre a chegada da missão, vão poder participar de caminhadas fora da estação para recarregar as baterias de painéis solares e realizar diversos outros testes em conjunto.

Outras peculiaridades

A cápsula Crew Dragon tem ainda outras diferenças peculiares: um banheiro adaptado para viagens mais longas ao espaço foi elaborado para não deixar os comandantes passarem por nenhum aperto. Segundo a SpaceX, de Elon Musk, os tripulantes precisam imobilizar o corpo e utilizar uma espécie de mangueira que, após “sugar” o xixi, deve lançá-lo ao espaço para evaporar o material em instantes.

A próxima viagem ao espaço já tem data marcada. Segundo a NASA, com o sucesso do lançamento experimental, é possível que a próxima missão ocorra no dia 1º de agosto com a cápsula Crew-1.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: