149

Polvo-dumbo é filmado a 7 mil metros abaixo do nível do mar

Um polvo-dumbo foi filmado por cientistas nadando tranquilamente a 7 mil metros abaixo do nível do mar em abril de 2019. A descoberta, porém, foi documentada recentemente em um estudo publicado no periódico Marine Biology. De acordo com os pesquisadores, esse foi o registro mais profundo de um cefalópode vivo. Além desse, outro polvo também foi flagrado a 5.760 metros abaixo do nível do mar, batendo o recorde anteriormente registrado de 5.145 metros.

De acordo com Alan Jamieson, líder do estudo, o animal encontrado pode ser de uma nova espécie de polvo-dumbo. Entretanto, essa informação só poderá ser confirmada ao trazer o animal para a superfície para uma análise profunda.

Polvo-dumbo é encontrado a 7 mil metros de profundidade. (Fonte: Gulf of Mexico Fishery  Council / Reprodução)Polvo-dumbo é encontrado a 7 mil metros de profundidade. (Fonte: Gulf of Mexico Fishery  Council / Reprodução)

Uma análise difícil

Trazer o animal para o solo não será uma tarefa fácil, já que não é possível saber se a criatura conseguiria sobreviver à mudança de ambiente. Entretanto, não se descarta a possibilidade de que o polvo já esteja com dificuldades de sobrevivência, pois essa espécie não é própria de um local tão profundo.

O polvo-dumbo é um animal pouco conhecido pelos cientistas. Ele recebeu esse nome por conta das suas barbatanas que lembram grandes orelhas. Ele é um ser abissal, ou seja, vive na zona eufótica, a mais de 2 mil metros de profundidade. Entretanto, ele nunca tinha sido encontrado a uma profundidade tão grande.

Polvo pode ser frágil a mudanças de clima. (Fonte: Tolweb.org / Reprodução)Polvo pode ser frágil a mudanças de clima. (Fonte: Tolweb.org / Reprodução)