149
Compartilhamentos

Polvo-dumbo é filmado a 7 mil metros abaixo do nível do mar

Um polvo-dumbo foi filmado por cientistas nadando tranquilamente a 7 mil metros abaixo do nível do mar em abril de 2019. A descoberta, porém, foi documentada recentemente em um estudo publicado no periódico Marine Biology. De acordo com os pesquisadores, esse foi o registro mais profundo de um cefalópode vivo. Além desse, outro polvo também foi flagrado a 5.760 metros abaixo do nível do mar, batendo o recorde anteriormente registrado de 5.145 metros.

De acordo com Alan Jamieson, líder do estudo, o animal encontrado pode ser de uma nova espécie de polvo-dumbo. Entretanto, essa informação só poderá ser confirmada ao trazer o animal para a superfície para uma análise profunda.

Polvo-dumbo é encontrado a 7 mil metros de profundidade. (Fonte: Gulf of Mexico Fishery  Council / Reprodução)Polvo-dumbo é encontrado a 7 mil metros de profundidade. (Fonte: Gulf of Mexico Fishery  Council / Reprodução)

Uma análise difícil

Trazer o animal para o solo não será uma tarefa fácil, já que não é possível saber se a criatura conseguiria sobreviver à mudança de ambiente. Entretanto, não se descarta a possibilidade de que o polvo já esteja com dificuldades de sobrevivência, pois essa espécie não é própria de um local tão profundo.

O polvo-dumbo é um animal pouco conhecido pelos cientistas. Ele recebeu esse nome por conta das suas barbatanas que lembram grandes orelhas. Ele é um ser abissal, ou seja, vive na zona eufótica, a mais de 2 mil metros de profundidade. Entretanto, ele nunca tinha sido encontrado a uma profundidade tão grande.

Polvo pode ser frágil a mudanças de clima. (Fonte: Tolweb.org / Reprodução)Polvo pode ser frágil a mudanças de clima. (Fonte: Tolweb.org / Reprodução)


Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER