Foguete italiano enfrenta grande desafio nesta quinta-feira (18)

18/06/2020 às 09:302 min de leitura

Em julho de 2019, o foguete italiano Vega, desenvolvido para transportar pequenos satélites, foi lançado da Guiana Francesa e acabou falhando pela primeira vez após 14 viagens bem-sucedidas. Acredita-se que seus pedaços tenham caído no Oceano Atlântico. Agora, um ano após o acidente, um grande desafio espera pelo equipamento: um novo dispositivo do tipo foi construído e tem missão marcada para a noite desta quinta-feira (18).

Além de ser apenas uma tentativa de reativar o projeto, o lançamento de hoje é o primeiro realizado da base europeia desde fevereiro, mês em que a instalação foi fechada como medida preventiva contra o novo coronavírus, 

E mais: é possível que ele passe a ser utilizado para tarefas compartilhadas no lugar de empreender somente voos específicos, já que, desta vez, levará consigo cargas tamanhos variados a serem distribuídas em diversas órbitas.

Projeto Vega volta à ativa após lançamento mal-sucedido.Projeto Vega volta à ativa após lançamento mal-sucedido.

Falha, investigação e preparação

O projeto Vega foi ao espaço pela primeira vez em 2012. Trata-se de um foguete de quatro estágios capaz de transportar até 1,5 tonelada de equipamentos em órbita polar. Criado pela italiana Avio e comercializado e operado pela Arianespace, seus três primeiros estágios utilizam combustível sólido, enquanto o quarto se vale de combustível líquido. 

De acordo com Giulio Ranzo, chefe executivo da Avio, o problema do último lançamento ocorreu no segundo estágio, logo após a ignição, quando uma falha no isolamento permitiu que o gás quente entrasse no compartimento, causando a explosão. Espera-se que a questão tenha sido resolvida depois de uma série de investigações e da instalação de isolamento adicional, além de outras medidas serem adotadas.

Isolamento adicional foi implementado para prevenir novos problemas.Isolamento adicional foi implementado para prevenir novos problemas.

Preparado desde fevereiro para mostrar que está em sua plena forma, o foguete teve de esperar até agora devido à covid-19, uma vez que a Itália foi um local fortemente afetado pela pandemia e as equipes da companhia passaram a trabalhar quase que exclusivamente à distância. Como as coisas começaram a voltar ao normal, a Avio adotou regras de distanciamento social e uso de máscaras e planeja seus próximos passos.

Na missão desta noite, é planejado o lançamento de 53 satélites separados, cujos pesos variam de 1 kg a 500 kg, Além disso, são esperadas mais três viagens ainda neste ano, sendo que, em 2021, se tudo der certo, ocorrerá a estreia de uma versão maior do equipamento, o foguete Vega-C.

Assista ao lançamento através da ESA Web TV.

Foguete italiano enfrenta grande desafio nesta quinta-feira (18) via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: