NASA quer ajuda do público para criar novo banheiro na Lua

25/06/2020 às 11:302 min de leitura

A NASA pretende lançar uma missão tripulada para a Lua em 2024 e está pedindo ajuda dos terráqueos para solucionar um problema que os astronautas enfrentarão: usar o banheiro no espaço. Em parceria com a HeroX, a agência espacial lançou um concurso chamado "Lunar Loo Challenge", que trará um total de US$ 35 mil em prêmios para quem trouxer as melhores ideias de sistemas para defecar em baixa gravidade.

O concurso visa encontrar soluções para a construção de banheiros compactos e que funcionar em microgravidade e na gravidade lunar. Segundo a agência espacial, as ideias enviadas podem auxiliar no desenvolvimento do sanitário que estará presente no Artemis, o desembarque lunar da próxima missão tripulada da NASA para o satélite natural da Terra.

"Os astronautas estarão comendo e bebendo, e subsequentemente urinando e defecando em microgravidade e gravidade lunar", explica a NASA. "Enquanto os astronautas estiverem na cabine e fora de seus trajes espaciais, eles precisarão de um banheiro com as mesmas capacidades que os utilizados na Terra"

Evoluindo os banheiros espaciais

Sistema de coleta de resíduos utilizado na missão Apollo 11Sistema de coleta de resíduos utilizado na missão Apollo 11

De acordo com a página oficial do concurso, o objetivo da NASA é "pensar fora da caixa" para encontrar soluções diferentes das utilizadas pela agência espacial atualmente. "O concurso visa atrair abordagens radicalmente novas e diferentes para o problema da captura e contenção de resíduos humanos", explica o site do "Lunar Loo Challenge".

Segundo a agência, o concurso pode ajudar a encontrar soluções "mais eficientes" em relação aos banheiros espaciais utilizados atualmente.  A NASA já desenvolve sanitários pensados na gravidade lunar desde a missão Apollo 11, mas a tecnologia por trás das necessidades humanas evoluiu muito nos últimos 50 anos.

A missão que levou Neil Armstrong para a Lua em 1969 utilizava um saco de borracha e uma mangueira para guardar os resíduos, o que tornava a experiência de fazer o "número 2" bem complicada. Atualmente, os astronautas utilizam soluções mais tecnológicas: os dois banheiros presentes na Estação Espacial Internacional usam mangueiras e sistemas de sucção para garantir que os resíduos serão coletados e não sairão flutuando em meio aos astronautas.

Se você possui uma ideia mirabolante e que pode ajudar a NASA a redefinir como os banheiros funcionam no espaço, o concurso "Lunar Loo Challenge" está aberto até dia 17 de agosto. Você pode conferir mais detalhes de como participar no site da competição.

NASA quer ajuda do público para criar novo banheiro na Lua via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: