Ciência
30/06/2020 às 09:34•2 min de leitura
Nesta terça-feira (30), a SpaceX lançará um novo satélite GPS da Força Espacial dos Estados Unidos, em Cabo Canaveral, na Flórida, utilizando o foguete Falcon 9. O equipamento substituirá uma antiga versão em órbita há 20 anos, atualizando a constelação do sistema de navegação.
Essa será a segunda vez que a empresa de Elon Musk lança uma aeronave GPS, evento que estava programado originalmente para acontecer no dia 29 de abril. A missão foi adiada com o objetivo de implementar novas medidas de saúde e segurança, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, protegendo a equipe envolvida no lançamento.
O equipamento, que será colocado em órbita hoje, foi construído pela Lockheed Martin e é o mais avançado já produzido, segundo a companhia. Ele conta com recursos anti-interferência oito vezes maior do que a geração anterior e sinais até três vezes mais precisos, conforme as informações oficiais.
O satélite será lançado pelo foguete Falcon 9.
Com a integração do GPS III SV03, a rede de posicionamento global administrada pelos EUA ganha novos recursos em um momento no qual se acirra a rivalidade espacial. Recentemente, a China completou o seu sistema de navegação Beidou, que agora oferece cobertura em todo o planeta, com o lançamento do último satélite.
O lançamento da SpaceX com o satélite GPS III SV03 está previsto para as 15h55 em Cabo Canaveral (16h55 no horário de Brasília). Haverá uma janela para a decolagem do Falcon 9 de 15 minutos, segundo a Força Aérea dos Estados Unidos.
A transmissão ao vivo do lançamento estará disponível na internet, com previsão para começar cerca de 15 minutos antes do horário programado para a decolagem. É possível acompanhar o evento pelo YouTube, no link abaixo, ou na página da SpaceX.
Vale ressaltar que o lançamento está sujeito às condições climáticas da Flórida, podendo ser adiado se o tempo não estiver bom.
SpaceX lança satélite GPS da Força Espacial dos EUA; veja ao vivo via TecMundo