Tianwen-1: missão chinesa para Marte está quase pronta para decolar

22/07/2020 às 02:002 min de leitura

As viagens de exploração e pesquisa de Marte então entre os principais acontecimentos espaciais deste ano e, em especial, do mês de julho. Os planos da missão chinesa, batizada de Tianwen-1, estão evoluindo a ponto do foguete já estar preparado na plataforma de lançamento. 

A missão planejada pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) teve seu nome revelado em abril deste ano e deve acontecer no final de julho ou começo de agosto. Além da chinesa, agências espaciais da Europa (ESA), França (CNES), Argentina (CONAE) e Áustria (FFG) participam do projeto.

A missão Tianwen-1

A missão da agência espacial chinesa é vista como uma das mais ousada dos últimos anos, já que eles pretendem, em uma viagem, completar a órbita de Marte, pousar, explorar e obter dados científicos do Planeta Vermelho. Tudo isso na mesma viagem. É o primeiro passo do projeto de exploração planetário da China.  

Para fazer tudo isso, a CNSA já garantiu todas checagens, testes e preparações possíveis para o lançamento. Faltando, apenas, abastecer o foguete Long March-5, que levará veículo espacial rumo ao seu destino. 

O rover da missão Tiawen-1. (Fonte: CNSA/Reprodução)O rover da missão Tiawen-1. (Fonte: CNSA/Reprodução)

Uma viagem extremamente equipada

A missão Tiawen-1 está muito preparada para a obtenção de dados científicos. A divulgação apresentou que serão 13 instrumentos de exploração. No orbital, serão duas câmeras, o Radar de Exploração em Superfície, o Espectrômetro de Mineralogia, o Magnetômetro, o Analisador de Partículas de Íon e Neutro e o Analisador de Partículas Energético. 

O rover estará equipado com a câmera multiespectral, a câmera de terreno, o radar de exploração de superfície Mars-Rover, o detector de composição de superfície, o detector de campo magnético e o monitor de meteorologia. Os equipamentos das duas máquinas são específicos para a exploração do Planeta Vermelho. 

Tudo pronto!

Em entrevista para um canal de televisão do país asiático, o membro da missão chinesa, Li Benqi, confirmou que eles estão preparados. A CNSA está tão pronta que o foguete já está colocado na plataforma de lançamento, passando apenas pelos últimos detalhes para decolar.

Segundo informações, uma possível data para o lançamento é no dia 23 de julho. O evento ocorrerá no Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na província de Hainan, sul da China. 

O foguete Long March-5 já posicionado na plataforma.(Fonte: CNSA/Reprodução)O foguete Long March-5 já posicionado na plataforma.(Fonte: CNSA/Reprodução)

As expectativa são de que Tiawen-1 chegue em Marte em fevereiro de 2021 e, assim, a observação científica começaria em abril do mesmo ano. O rover deve pousar em solo marciano, provavelmente na Utopia Planitia, dois meses após a chegada no Planeta Vermelho. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: