A extraordinária história da mulher conhecida como 'computador humano'

A extraordinária história da mulher conhecida como 'computador humano'

Último Vídeo

Você já ouviu falar de Shakuntala Devi? Era uma mulher indiana mais conhecida como "computador humano"! Isso porque ela era capaz de fazer contas matemáticas extremamente difíceis em alguns segundos e usando apenas o raciocínio lógico. A fama e o sucesso foram tantos que Bollywood produziu um filme sobre a mulher. 

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A história de Shakuntala Devi, a "computador humano"

Devi nasceu em 1929 na cidade de Bangalore, na Índia, e desde os três anos se mostrou um prodígio da matemática. A família dela era circense e, por conta disso, eles viajavam por todo país, o que impediu que recebesse uma educação formal.

Suas habilidades de cálculo foram desenvolvidas por meio de truques com cartas, e quando começou a resolver raízes cúbicas em altíssima velocidade, Shakuntala virou artista e começou a apresentar suas habilidades. 

Na adolescência, continuou viajando pelo mundo, mas dessa vez apresentando para colégios e universidades sua capacidade extraordinária. Ela chegou a vencer várias competições de matemática, inclusive contra computadores. Em 1982, entrou para o Livro dos Recordes por acertar uma multiplicação de 13 dígitos em apenas 28 segundos.

Todo esse sucesso tornou Shakuntala famosa, passando a ser conhecida como "computador humano", que é como foi carinhosamente chamada até a sua morte, em 2013.

(Fonte: Vogue Images/Reprodução)(Fonte: Vogue Images/Reprodução)

Como ela fazia esses cálculos?

Muitas teorias foram criadas sobre a origem das habilidades da indiana, porém  Arthur Jensen, psicólogo da Universidade de Califórnia-Berkeley, afirmou com convicção após liderar e publicar uma pesquisa sobre a mulher que não existe explicação para as habilidades extraordinárias da "computador humano".

Entretanto, ele arriscou um palpite sobre a possível razão das respostas ultra rápidas. Segundo o psicólogo, quando ela observava um número - especificamente de maneira visual -, o fazia de maneira diferente de nós e isso possibilitava que alcançasse uma simplificação quase instantânea.

O estudo ainda confirmou a ideia de que, mesmo sendo um pessoa fora do comum na matemática, as capacidades cognitivas de Shakuntala eram bastante ordinárias.

Capa do filme sobre Shakuntala Devi. (Fonte: Sony Pictures/Reprodução)Capa do filme sobre Shakuntala Devi. (Fonte: Sony Pictures/Reprodução)

Se ficou interessado na história da indiana conhecida como "computador humano", a Sony Pictures lançou um filme, em julho deste ano, sobre a vida de Shakuntala Devi! A produção é de Bollywood e está disponível no Amazon Prime Video. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.