Artes/cultura
17/08/2020 às 13:30•1 min de leitura
Neste domingo (16), dois institutos de meteorologia, MetSul e Climatempo, emitiram um alerta de neve e chuva congelada para a Região Sul, que receberá uma massa polar intensa neste fim de semana.
A previsão é que os fenômenos podem acontecer entre quinta-feira (20) e sábado (22), no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, mais precisamente na região do Planalto de Palmas. "Massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas essa será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto", comunicou a MetSul.
Apesar de a região ser a mais afetada, com mínimas de -3 ºC, partes do Sudeste e do Centro-Oeste também estarão no caminho da massa polar, podendo registrar mínimas abaixo de 9 ºC.
Previsão da temperatura mínima em parte da América do Sul entre o período de 17/08 e 26/08
Segundo Celso Oliveira, meteorologista do Instituto Somar, trata-se de um evento extremo que não acontece desde 2013, quando 150 municípios de Santa Catarina registraram neve. “Serão dias de neve, começando na quinta-feira e indo até o sábado. O acumulado previsto em algumas áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul é de 10 centímetros de espessura de neve ou até mais, de acordo com algumas simulações”.
Além disso, o alerta do Climatempo indica que a combinação da frente fria com a forte massa de ar polar e a circulação ciclônica de baixa pressão atmosférica na quinta-feira (20) vão levar ventos muito frios e úmidos para a região.
Com isso, é possível que, além de neve, a serra gaúcha e a catarinense registrem chuvas congeladas. A previsão também aponta para a ocorrência de geada nesses locais, mas em uma área mais limitada devido à umidade presente.
Neve pode atingir estados do Sul a partir desta quinta-feira (20) via TecMundo