6 curiosidades sobre os Elefantes

27/09/2020 às 08:002 min de leitura

Conhecidos pela inteligência e força, os elefantes são animais admirados por muitas culturasreligiões. Podendo atingir até 3 metros de altura e pesar mais de 6 toneladas, essas criaturas são cercadas de incríveis curiosidades.

A seguir, conheça seis fatos sobre o maior mamífero terrestre vivo!

O elefante africano é considerado o maior representante de sua espécie.
O elefante africano é considerado o maior representante da espécie.

Elefante não tem medo de ratos

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Diferente do que é mostrado em desenhos, os elefantes não têm medo de ratos. Na verdade, eles possuem uma visão ruim e podem se assustar facilmente com movimentos rápidos ao redor. Assim, o jeito arisco dos roedores é o real motivo pelo qual esses grandes animais ficam assustados.

A tromba é a “chupeta” do bebê elefante

Quando filhotes, os elefantes instintivamente sugam as trombas. Além de ser uma forma deles descobrirem como usá-las, esse é um hábito reconfortante. Por isso, mesmo na fase adulta, eles têm o mesmo costume quando estão ansiosos.

Bebês elefantes gostam de sugar a própria tromba.
Bebês elefantes gostam de sugar a própria tromba.

Elefantes lamentam a morte de parentes

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Esses animais ficam tristes ao perder um membro da família. Ao ver outro elefante morto, eles usam a tromba para se “abraçar” e podem ficar horas em volta da carcaça. Algumas espécies até realizam um “enterro” e cobrem o cadáver com folhas e terra.

Eles ajudam a combater incêndios

Na Indonésia, 23 elefantes de um centro de conservação ajudam os bombeiros locais a combater incêndios. Dessa forma, eles carregam bombas de água e mangueiras, e são usados para o patrulhamento contra novos focos de fogo.

Os elefantes também são conhecidos por manter fortes “laços familiares”.
Os elefantes também são conhecidos por manter fortes “laços familiares”.

Elefante adora comer antigas árvores de natal

Sempre no início de janeiro, os tratadores dos zoológicos de Berlim e Praga alimentam os paquidermes com antigas árvores de Natal que não foram vendidas. No caso, as saborosas coníferas certificadas como livres de pesticidas são excelentes “petiscos” para os animais.

Eles também bocejam

Em 2015, cientistas da Universidade da Califórnia conseguiram filmar pela primeira vez um elefante bocejando. Embora fosse um consenso entre os especialistas, ninguém havia capturado o curioso e preguiçoso momento. Assista:

Você conhecia todas essas curiosidades sobre os elefantes? Conte para gente nos comentários!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: