Ciência
05/10/2020 às 10:30•1 min de leitura
Após uma semana de temperaturas intensas, o Brasil enfrentará outra forte onda de calor. A temperatura volta a subir em algumas regiões do país já nesta segunda-feira (5), logo após a breve passagem de uma frente fria no último fim de semana. A média de temperatura nacional deve ficar entre 40 ºC, com possibilidade de novos recordes de máximas.
Isso acontece porque a frente fria, vinda do litoral sudeste, não conseguiu atingir o interior do país devido a presença de uma persistente massa de ar seco. Assim, os dias permanecerão com as temperaturas altas e umidade baixa na Região Central do Brasil. No último domingo, o Distrito Federal enfrentou o dia mais quente e seco do ano, com 36,7 ºC e apenas 9% de umidade. A recomendação para moradores dessa região é evitar o sol durante os horários de pico e se hidratar periodicamente, segundo especialistas.
Temperatura de Cuiabá deve atingir 43 ºC nesta segunda-feira (05). (Fonte: Pexels)
Na Região Sudeste os dias começam com a temperatura agradável, que devem subir até os 34 ºC durante a semana. Por outro lado, as Regiões Norte e Sul enfrentarão fortes chuvas, com tempestades de raio e ventos de até 80 km/h.
Brasil enfrentará nova onda de calor esta semana via TecMundo