Orca: o terror marítimo dos tubarões-brancos

07/10/2020 às 13:002 min de leitura

Quem já assistiu à franquia de filmes Tubarão (1975) pode imaginar que os tubarões-brancos não tem medo de absolutamente nada, certo? Errado. A verdade é que esses ferozes predadores sentem um extremo pavor das orcas, ou então “as baleias assassinas”.

Um estudo de 2019 feito pelo Monterey Bay Aquarium demonstrou que, quando na presença de um baleal dessa espécie, os tubarões-brancos se tornam tão assustados que chegam a desaparecer da região por um longo período.

Medo de orcas

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Segundo o ecologista marinho Salvador Jorgensen, que trabalha no Monterey Bay Aquarium, quando confrontados por orcas, os tubarões-brancos imediatamente tratam de buscar outro território para caçar e chegam a sumir da região por até um ano.

E isso independe da quantidade de tempo que as baleias permanecem no local. Por mais que o baleal esteja só de passagem, os ferozes predadores se tornam tão medrosos que preferem se manter afastados por pura precaução.

A equipe coletou as informações através dos GPS implantados em 165 tubarões-brancos entre 2006 e 2013 na costa de São Francisco, nos Estados Unidos. Os pesquisadores puderam perceber que, em questão de minutos após a aparição da primeira orca, todos os tubarões já haviam se locomovido para longe da maneira mais rápida possível.

Vale ressaltar também a brutal diferença de tamanho e peso entre as duas espécies. Enquanto um tubarão-branco chega a medir 6,4 metros de comprimento e pesar 1,1 tonelada, as orcas podem alcançar os 8 metros de comprimento e peso total de 5,4 toneladas.

A vitória dos elefantes-marinhos

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Os grandes vencedores dos embates entre orcas e tubarões-brancos são os elefantes-marinhos. Fáceis prezas para os tubarões na costa do Oceano Pacífico, esses animais podem viver mais pacificamente enquanto seus predadores se mantêm longe da região.

De acordo com os dados do Monterey Bay Aquarium, cerca de 40 ataques aos elefantes-marinho chegam a acontecer por temporada no sudeste da Farallon Island, próxima ao estado da Califórnia. Apesar das orcas também atacarem a espécie ocasionalmente, isso ocorre com mais frequência com baleais em movimento do que aqueles residentes da região.

Normalmente, as orcas montam suas dietas baseadas em outros peixes da região do Pacífico ou até mesmo com os próprios tubarões-brancos, em ataques extremamente brutais e viscerais, o que pode explicar o seu intenso pavor pelas baleias.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: