Quantos bilhões de pessoas existem no mundo atualmente?

31/01/2021 às 10:002 min de leitura

Segundo os últimos dados, existem aproximadamente 7,8 bilhões de pessoas no mundo. As informações são de um levantamento publicado no jornal The Lancet em 2020. Porém, esse número é apenas uma estimativa, já que é impossível acompanhar a quantidade real de nascimentos e mortes que acontecem no planeta.

Para chegar a este valor, os especialistas calculam o número de habitantes do planeta por meio das estimativas das populações regionais, que são fornecidas por cada área e consolidadas pelas Nações Unidas.

Ou seja, os dados consideram as taxas de fertilidade e mortalidade, assim como média de filhos de cada mulher. Além disso, a expectativa de vida também é avaliada para um cálculo mais verídico.

Quando cresceu o número de pessoas no mundo?

Esse crescimento foi muito acelerado nas últimas décadas. Para que você tenha uma ideia, o planeta chegou ao marco de 1 bilhão de habitantes há apenas 200 anos – em 1800. Então, a marca de 2 bilhões foi alcançada 127 anos depois. As próximas marcas chegaram em 1959 (3 bilhões), 1975 (4 bilhões), 1987 (5 bilhões) e 1999 (6 bilhões). Como você pode ver, o intervalo de tempo foi cada vez menor!

A estimativa das Nações Unidas é que, em 2023, teremos 8 milhões de pessoas vivendo no planeta. Então, em 2037 serão 9 bilhões, seguidos por 10 bilhões em 2057.

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Um dos motivos pelos quais o crescimento foi tão exponencial é o aumento da expectativa de vida. Afinal, hoje em dia contamos com diversos remédios, vacinas e tratamentos que nos ajudam a viver por mais tempo. Ou seja, mais pessoas nascem, mas menos morrem.

Vale ressaltar ainda que o aumento no número de indivíduos no mundo não é uniforme. Existem algumas regiões na qual a população aumenta mais em comparação a outras. Além disso, a imigração também contribui para a variação nos dados.

A última projeção das Nações Unidas é de que 11 bilhões de seres humanos estarão habitando o planeta até 2100. Porém, os dados são muito subjetivos, já que as condições de vida no mundo podem mudar drasticamente até lá. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: