Para que servem os bigodes dos gatos?

13/03/2021 às 06:001 min de leitura

Todo mundo sabe que os gatos são a companhia perfeita para pessoas caseiras, já que os felinos adoram um bom cochilo e aconchego. Estes pets fazem muito sucesso na internet com sua elegância, apesar de muitas vezes sua inteligência ser um pouquinho questionável. Mas a verdade é que não há quem resista à fofura dos nossos amigos de bigodes.

Falando nisso, você sabe para que servem os bigodes de um gato? A gente te conta!

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)


Por que os gatos têm bigodes?

Os bigodes são cientificamente conhecidos como vibrissas e servem como um sensor para os felinos. São eles os responsáveis por captar as informações do mundo exterior e informar ao cérebro do bichano tudo o que ele precisa saber para estar alerta.

Cada gatinho costuma ter 24 fios, 12 de cada lado, de comprimento igual à parte mais larga do seu corpo. É isso que os auxilia na percepção de espaço, fazendo com que eles saibam de antemão se conseguem ou não se espremer para caber em algum lugar.

Além disso, as vibrissas auxiliam os bichinhos a terem equilíbrio e sem elas os gatos podem ficar bastante desorientados e terem dificuldade em executar seus pulos, calculando mal a distância. Por isso, nada de cortar os bigodes do seu amigo de quatro patas, viu?

Uma curiosidade: a largura dos bigodes em gatos acima do peso pode ser inferior ao tamanho do corpo do bichinho, fazendo com que eles percam um pouco da sensibilidade e percepção espacial que deveriam ter.


(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)


Vale também alertar que bigodes fracos e quebradiços podem ser sinônimo de que algo não vai muito bem com o seu pet e uma visita ao veterinário pode ser uma ótima ideia. Mas, calma, é normal que as vibrissas também caiam naturalmente, já que são pelos e, portanto, passam por um ciclo de renovação. É importante avaliar o caso do seu bichinho e procurar ajuda se necessário.

E você, também é um entusiasta dos felinos?  Conta pra gente aqui nos comentários!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: