Por que medimos a temperatura dos animais pelo ânus?

29/05/2021 às 12:002 min de leitura

Assim como nós, seres humanos, os animais de estimação também podem ficar doentes e apresentarem variações na sua temperatura corporal. Porém, ao contrário dos tipos de medição de temperatura que vemos regularmente, os veterinários costumam introduzir o termômetro no ânus dos pets para garantir maior precisão. 

Porém, será mesmo que essa prática é necessária? Em termos gerais, a cavidade anal realmente parece entregar números mais exatos sobre o estado de saúde dos animais, mas pode ter os dados adulterados em casos de infecção retal, contrações do cólon ou simplesmente pelo contato com o material fecal. 

Tipos de medição de temperatura

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Apesar de a temperatura retal ser a mais utilizada com animais de estimação, ela não é a única técnica possível para esse meio. Em todos os casos, existem três formas diferentes de se medir a temperatura de um bichinho:

  • Temperatura retal: medida com um termômetro digital ou de mercúrio introduzido no ânus
  • Temperatura axilar: posiciona-se um termômetro digital ou de mercúrio na axila das patas dianteiras
  • Temperatura do ouvido: medida com termômetro infravermelho apontado para dentro do ouvido dos pets

De maneira geral, a temperatura retal costuma ser a metodologia adotada por ser mais rápida e levar apenas de 30 segundos a 2 minutos para apresentar resultados. Em casos de animais que se sentem desconfortáveis com essa técnica, a temperatura axiliar se mostra uma alternativa bastante eficaz — além de ser uma prática comum na medicina humana.

O uso de termômetros infravermelhos também pode aparece como terceira opção, porém depende muito da precisão. Em casos de cachorros que mexem muito a cabeça e não permitem o acesso aos ouvidos, esse método pode ser um pouco mais complicado de ser aplicado.

Temperatura normal dos animais

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Se a temperatura interna dos animais é um indicador tão importante de saúde como para os seres humanos, então qual costuma ser a temperatura normal para gatos e cachorros? A temperatura padrão para cães costuma variar entre 38,3?°C e 39,2?°C — sendo o mesmo válido para os felinos.

Caso seu pet apresente qualquer temperatura fora dessa faixa, o mais recomendável é buscar ajuda veterinária imediatamente. Assim como nós, números elevados são sinais de febre e números muito baixos indicam hipotermia. Esses são indicativos de algum problema de saúde maior e que necessita de atenção para assegurar a saúde do seu amado animal.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: