Morre Margarida, um dos primeiros tubarões do AquaRio

15/06/2021 às 06:002 min de leitura

O último domingo (13) foi de grande tristeza para todas as pessoas que já visitaram o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio). Em anúncio feito pela página oficial no Instagram, a empresa responsável por cuidar dos animais do aquário anunciou a morte de Margarida, um dos primeiros tubarões de grande porte a chegar nas instalações.

A equipe do AquaRio convidou os internautas a passarem a semana postando fotos de Margarida utilizando a #MargaridaMangona para homenageá-la. "Ela fez história entre os nossos visitantes e, apesar da dor da perda, ficará guardada na memória de nossa equipe com muito carinho", dizia no texto da publicação.

Cartão postal do AquaRio

Tubarão fêmea da espécie mangona, Margarida chegou ao AquaRio em 2016 e desde então se tornou celebridade no local. Por ser o primeiro espécime de grande porte a habitar o aquário, ela logo se tornou um símbolo de todas as instalações e costumava aparecer em diversos dos cartões-postais. 

Margarida morreu com idade entre os 18 e 20 anos, tempo considerado regular em comparação com outras espécies de animais sob cuidados humanos vivendo em aquários pelo mundo todo. Antes de chegar ao Rio de Janeiro, a criatura passou algum tempo vivendo no Aquário de Ubatuba, no litoral de São Paulo.

Apesar do anúncio feito nas redes sociais, a equipe do AquaRio ainda não confirmou os motivos que levaram à morte do animal. "Observando que no momento que a Margarida apresentou um comportamento diferente do habitual, fizemos tudo que estava tecnicamente ao nosso alcance", era o que dizia na nota oficial.

Isolamento e autópsia

Fonte: (Fernando Maia/Riotur)Fonte: (Fernando Maia/Riotur)

Segundo as informações disponibilizadas pela empresa que administra o local, Margarida começou a apresentar um comportamento fora do habitual durante o sábado (12). Tão logo a estranha movimentação foi percebida, a equipe técnica a levou para um local de quarentena onde receberia assistência veterinária.

Mesmo após receber medicações e cuidados intensivos, o tubarão acabou não resistindo e faleceu na manhã do dia seguinte. A causa exata da morte deve ser revelada após a necropsia realizada nesta terça-feira (15) e divulgada ao longo da semana.

Inaugurado em 2016, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul e tem mais de 5 mil animais, de 350 espécies diferentes em exposição nos seus mais de 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: