Seja o primeiro a compartilhar

Por que as chinchilas não podem tomar banho?

Chinchilas são animais extremamente adoráveis e ótimos bichinhos para se ter dentro de casa. Entretanto, manter essas minúsculas criaturas higienizadas pode ser uma tarefa um tanto complicado para seus donos. Isso ocorre porque as chinchilas não devem tomar banhos d'água de maneira alguma!

Por possuírem um casaco de pelos vasto e grosso, esses roedores são extremamente sensíveis à água e podem se sentir desconfortáveis em qualquer contato com a umidade. Uma chinchila molhada não seca em uma velocidade razoável, o que pode gerar mais facilidade de desenvolver uma infecção respiratória ou uma série de problemas na pele, como uma infecção fúngica.

Problema de banhos molhados

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Não é como se uma chinchila que entra em contato com a água morrerá instantaneamente, porém a umidade segue sendo um problema de saúde para essas criaturas. Quando o denso pelo de uma chinchila fica molhado, ela logo passa a sentir muito frio e seu corpo apresenta baixa na temperatura.

Por demorarem muito para secar, até mesmo um dia quente de sol não significa motivo para lavá-las na água. Esse é um grave problema criado pelos donos desses pets e que não deveria passar desapercebido. Ao contrário de um simples resfriado em humanos, as infecções respiratórias em roedores podem rapidamente se transformar em algo mais sério, como a pneumonia.

A umidade presa no pelo de uma chinchila também cria um ambiente onde fungos podem se desenvolver rapidamente. Micose, geralmente culpada por esse tipo de infecção, não é causada por espécie específica de fungo e acomete diversos animais com o mesmo problema. Portanto, todo cuidado é pouco nessas horas.

Banho de poeira

Então, as chinchilas não podem ser higienizadas de maneira alguma e devem continuar fedendo para sempre? Também não é assim que funciona. Uma recomendação dada por veterinários é de que esses roedores tomem banhos de poeira, o que funciona como uma alternativa saudável.

As chinchilas adoram tomar banhos de pó e isso manterá sua pele e pelo saudáveis e limpos. O objetivo da poeira é imitar as cinzas vulcânicas que as chinchilas usariam na natureza para remover a sujeira e oleosidade do pelo, além de ser completamente adorável vê-las se divertindo nesse processo.

Caso acidentalmente a sua chinchila tenha se molhado ou entrado em contato com a umidade, também não é motivo para pânico. Na maioria das vezes, uma leve esfregada com uma toalha na superfície do pelo deve ajudá-las a se secar até que você arranje os meios corretos para que elas se higienizem. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER