6 maneiras como o mundo irá acabar, segundo a ciência

19/07/2021 às 04:002 min de leitura

No passado, os dinossauros — antigos moradores do nosso querido planeta Terra — foram completamente dizimados por um evento surpreendente que provocou a extinção por completa de diversas espécies. Então, o que é que impede com que os seres humanos não sofram eventualmente com o mesmo fim?

Ao que ciência indica, a resposta para essa pergunta é: absolutamente nada. Inclusive, são várias as maneiras possíveis para que uma catástrofe faça com que a humanidade deixe de existir. Pensando nisso, nós fizemos uma lista com seis eventuais acontecimentos que poderiam causar o nosso fim. Fica de olho!

1. Efeito do Sol

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A maioria dos modelos solares mostra que, em aproximadamente 600 milhões de anos, a luz solar será tão forte que interromperá criticamente todo ciclo de carbonato-silicato na Terra. A interação entre silício e carbono ajudam a manter os níveis de dióxido de carbono na atmosfera, consequentemente tornando o planeta habitável.

Caso uma grande disrupção ocorra, as plantas se tornarão incapazes de realizar a fotossíntese e pararão de produzir oxigênio para nós. Caso isso ocorra, basicamente qualquer ser vivo que respire estaria altamente ameaçado e em risco de extinção.

2. Cometas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se há 66 milhões de anos um asteroide acabou com 75% da vida na Terra, nada impede com que um evento parecido aconteça outra vez. Em geral, diversos astros costumam passar bem perto do nosso planeta — principalmente aqueles provenientes do cinturão de asteroides de Marte.

Por outro lado, os cometas costumam vir de distâncias mais longas e com velocidades ainda mais impressionantes, sendo difíceis de detectar por não emitirem luz. Se algum desses imensos projéteis atingir a superfície do nosso lar no futuro, é possível que a nossa raça tenha o mesmo destino dos dinossauros.

3. Inteligência Artificial

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Por mais piada que pareça ser, alguns cientistas realmente acreditam que o fim da humanidade pode ser causada pelas nossas próprias criações: a Inteligência Artificial (IA). Em diferentes cenários, a população de máquinas inteligentes pode sair do nosso controle e gerar um grande risco. 

Portanto, é possível que a IA criada pelos humanos aprenda a desenvolver ferramentas ainda mais inteligentes e faça com que a humanidade se torne obsoleta em questão de instantes. 

4. Erupção colossal

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

No passado, a erupção vulcânica do Vesúvio foi responsável por matar toda a população de Pompeia, na antiga Itália, em questão de minutos. Para alguns pesquisadores, é possível que uma explosão de proporções ainda maiores ameace a nossa existência. 

Na visão da Sociedade Geológica, é questão de tempo para que uma supererupção de pelo menos 4 km³ de material vulcânico aconteça em algum lugar do mundo e mate uma quantidade impressionante de pessoas.

5. Fungos mortíferos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma pandemia de fungos poderia muito bem ser o motivo que ameaçará a vida na Terra no futuro. Atualmente, os quitrídios, organismos microscópicos, já são responsáveis por provocar a extinção de todos os tipos de sapos espalhados pelo mundo todo. 

Um problema com as doenças fúngicas é que elas são relativamente pouco estudadas quando comparadas às doenças bacterianas e virais — apesar das milhões de mortes que podem causar. Sendo assim, é importante que a ciência fique de olho para esse tipo de ameaça. 

6. Efeito bola de neve

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se qualquer uma das possibilidades citadas nessa lista já é motivo de arrepios, imagine só se todas elas acontecessem de uma só vez. Na visão de alguns pesquisadores, a extinção humana pode ser resultado de diversas catástrofes acontecendo ao mesmo tempo.

As mudanças climáticas têm provocado várias mudanças nos padrões climáticos da Terra e tornando os eventos naturais cada vez mais preocupantes. O aumento das temperaturas fará com que diversas doenças se tornem mais comuns e por aí vai. A degradação do nosso lar é um real motivo de preocupação para os próximos milhares de anos. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: