publicidade

Como as formigas conseguem voltar para o formigueiro?

03/08/2021 às 10:002 min de leitura

Seja em grandes cidades, seja em regiões menos movimentadas, você provavelmente já viu alguma formiga perambulando por aí. É nas cozinhas de casas e apartamentos que eles costumam fazer a festa, e volta e meia aparecem em busca de alimento — sozinhas ou em grupos. 

Uma explicação para isso ocorrer é que as formigas são criaturas sociais que sabem muito bem dividir as tarefas dentro do formigueiro e trabalham sempre com objetivo de ajudar suas comunidades. Então, qual é a função desses espécimes que encontramos em nossas casas e como eles encontram o caminho de volta para os formigueiros?

Busca por comida

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Uma das funções mais importantes dentro de um formigueiro fica com as formigas operárias, que são responsáveis por buscar comida. Majoritariamente, são elas que nós cruzamos em nossas residências, mas como elas fazem para chegar até lá? Tudo isso é muito simples.

As formigas são equipadas com receptores em suas antenas, que são chamados de sensilas. É por meio dessas ferramentas que elas conseguem reconhecer as moléculas de um alimento mesmo a distância, principalmente quando a comida não está bem vedada.

Depois de encontrarem a refeição, elas precisam encontrar uma maneira de carregar o que conseguirem levantar com seus corpos de volta para a colônia. Para isso, elas contarão com uma estratégia de sobrevivência muito intrigante: uma trilha de feromônios.

Trilha imaginária

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Para que não se percam uma das outras, as formigas utilizam essa trilha imaginária formada por um caminho de feromônio espalhado pelo ar. É por meio desse trajeto de hormônios que elas conseguirão retornar para o formigueiro, onde realizarão a separação do alimento. 

Nesse momento, elas decidem o que será consumido no instante, o estocado e aquilo que virará comida para as larvas. Por serem, em sua maioria, onívoras, as formigas têm uma dieta à base de proteínas e também muito açúcar.

O açúcar, aliás, costuma ser o alvo preferido delas em nossas casas por ser mais fácil de carregar. A espécie mais comum encontrada em regiões urbanas se chama formiga-fantasma. Normalmente, essas criaturas adoram ambientes mais escuros e quentes para criar seus formigueiros.

Portanto, se você não sabe de onde as formigas estão vindo, é bem provável que elas tenham criado moradia dentro de algum móvel da sua residência, buraco na parede ou fenda em azulejos. 

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: