publicidade

Cigarras fazem xixi?

19/10/2021 às 06:302 min de leitura

As cigarras não são exatamente insetos discretos, uma vez que o canto delas é um tanto quanto chamativo e boatos na internet relatam que essas criaturas até mesmo liberam jatos de xixi impressionantes. Mas até que ponto isso é verdade? Nós realmente podemos enxergar a urina das cigarras?

Em algumas versões, inclusive é dito que esse líquido seria capaz de cegar uma pessoa caso entre em contato diretamente com os olhos. Porém, não há nenhum motivo para entrar em desespero. Hoje, nós falaremos um pouco mais sobre o organismo desses animais e o que esperar deles!

A vida das cigarras nas cidades

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

É de se imaginar que criaturas como as cigarras prefeririam moram exclusivamente em ambientes rurais. Entretanto, a população desses insetos parece crescer todos os anos, e seus cantos ficam bastante evidentes durante as tardes quentes da primavera, que é quando elas aproveitam para passar o dia grudadas nas árvores.

A maioria das espécies de árvores cultivadas em ambientes urbanos são perfeitas para elas. E a situação fica ainda pior quando paramos para pensar que as noites na cidade são mais claras do que na mata, o que faz elas se confundirem e cantarem sem parar.

A primavera e o verão também costumam ser o período em que essas criaturas se reproduzem. Após o acasalamento, as fêmeas depositam seus ovos nas rachaduras das árvores e morrem em seguida. As ninfas, ou filhotes de cigarras, caem no chão após chocarem e, então, entram na terra, onde permanecem de 3 meses a 17 anos até atingirem a metamorfose.

Xixi falso

Para quem anda pelas ruas e percebe um estranho líquido sendo expelido de uma árvore, pode acabar imaginando que a população de cigarras está reunida fazendo xixi. Mesmo que a maioria das pessoas acredite que isso seja urina, a verdade não é bem essa.

Em geral, as cigarras se alimentam da seiva das árvores, até mesmo quando já estão satisfeitas. De maneira obsessiva, elas não param de se alimentar. Sendo assim, muita dessa seiva no organismo não é aproveitada e precisa ser descartada. Portanto, a parte líquida que a cigarra absorve e não serve para a sua sobrevivência é jogada para fora do seu corpo em forma de gotículas.

Isso ajuda na liberação do excesso de açúcar e água, tal qual na absorção de proteínas. Tendo isso em mente, essa "falsa urina" das cigarras não tem potencial nenhum de cegar uma pessoa e não deve ser vista como uma ameaça.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: