6 curiosidades incríveis sobre a língua dos gatos

09/01/2022 às 11:002 min de leitura

Se você é dono de gato já deve ter percebido que eles utilizam suas línguas para um monte de atividades. Mas se você já tomou uma linguada inesperada deles, também deve ter notado que a língua de gato possui uma textura um tanto quanto curiosa — bem diferente da dos cachorros e de outros animais.

E qual o motivo por trás disso? Pensando em toda a importância que esse órgão muscular tem para os felinos, nós criamos uma lista para você conhecer seis curiosidades incríveis a respeito desse tema. Olha só!

1. Papilas pontiagudas

(Fonte: Pxhere)(Fonte: Pxhere)

O grande motivo por trás da lambida áspera dos gatos é a enorme quantidade de papilas pontiagudas presente na superfície do órgão. Essas cerdas direcionadas para a garganta são responsáveis por criar essa sensação diferente, mas também são importantes para diversas funções.

O maior defeito, entretanto, é que o formato das papilas faz com que os gatos acabem engolindo basicamente tudo que colocarem na boca. Por esse motivo, é comum que eles acabem tendo que vomitar uma bola de pelo volta e meia. 

2. Higiene em primeiro lugar

(Fonte: Stocksnap(Fonte: Stocksnap

Como dito anteriormente, a língua de gato é essencial para múltiplas funções. Porém, a mais importante de longe é a higienização do pelo e é por esse motivo que você não verá um gato lambendo seu dono com tanta frequência. O formato único da língua permite que eles retirem todas as impurezas de suas peles. 

Ou seja, pelos mortos, poeira e possíveis invasores vão todos embora durante esse banho natural. Logo, precisamos entender que o fato dos gatos se lamberem o dia todo é algo essencial para manter a saúde em dia.

3. Lambidas de afeto

(Fonte: Pxhere)(Fonte: Pxhere)

Receber uma lambida de gato não é algo que acontecerá todo dia, mas também não significa que é totalmente impossível. Segundo especialistas, receber uma lambida de um felino de estimação deveria ser considerado uma honraria, uma vez que esse seria um grande ato de respeito e afeto.

A lambida é uma parte importante na socialização dos bichanos, uma vez que é algo que as mães fazem com os filhotes e é passado de geração para geração. Por isso, mesmo que receber uma linguada seja desagradável, saiba que esse é um sinal de amor verdadeiro.

4. Paladar limitado

(Fonte: Pxhere)(Fonte: Pxhere)

Você provavelmente não sabia disso, mas estudos indicam que os gatos só conseguem sentir uma gama limitada de sabores ao longo de sua vida. Isso significa que o paladar dos felinos não sente tantos gostos assim e, por isso, não consegue achar alguns alimentos saborosos.

É por isso que é um pouco mais fácil adequar um gato a uma dieta do que um cachorro. Por fim, eles também não conseguem sentir qualquer gosto doce!

5. Hidratação

(Fonte: Pxhere)(Fonte: Pxhere)

Além de ser usada na alimentação e na higienização, a língua de gato também cumpre importante papel durante a hidratação. Conforme apontam estudos recentes, o órgão é usado de maneira bastante peculiar para ajudar na hora da obtenção de um líquido.

Como método, eles batem a língua na água, fazendo com que algumas gotas se levantem. Antes que esse líquido retorne ao recipiente, os felinos dão uma bela "mordida" no ar para conseguir tomar um pequeno gole.

6. Predador nato

(Fonte: Pxhere)(Fonte: Pxhere)

Gatos, assim como outros felinos na natureza, são predadores de nascença. Por esse motivo, eles contam com técnicas para facilitar a preza de outras espécies, mesmo que estejamos falando de um gato doméstico. Por exemplo, a língua é usada para remover qualquer odor marcante que fique impregnado em seu pelo.

Assim, esses animais se tornarão mais difíceis de serem notados quando estiverem em contato com um pássaro ou com um rato.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: