Os 6 animais mais velozes do mundo

06/02/2022 às 10:003 min de leitura

Durante as Olimpíadas de 2012, o jamaicano Usain Bolt correu os 100 metros rasos em 9 segundos e 63 centésimos.  A velocidade máxima dele na pista chegou a 44 km/h — uma marca bem impressionante para um ser humano. No entanto, mesmo os números de um dos seres humanos mais rápidos na Terra não chegam nem perto dos registrados na natureza.

O que isso quer dizer? Embora Bolt seja extremamente veloz, existem diversos animais na natureza que são muito mais rápidos. Pensando nisso, nós fizemos uma lista para você conhecer um pouco mais dos seis animais mais rápidos do planeta. Veja só!

6. Guepardo — 104 km/h

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A velocidade máxima que um guepardo consegue alcançar é bastante difícil de ser medida. O recorde mais confiável que temos até hoje foi obtido por um conservacionista que cuidava de um guepardo criado em cativeiro. Para isso, ele amarrou um pedaço de carne atrás de seu veículo e fez o felino perseguir o alimento.

O sucesso dos testes indicou uma velocidade de 104 km/h. Quando o assunto é guepardo selvagem, os números são um pouco menores: apesar de conseguirem atingir a velocidade máxima de 94 km/h, a maioria deles viaja em média a 53 km/h.

5. Andorinhão-preto — 112 km/h

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em termos de voo nivelado, muitas fontes afirmam que a ave mais rápida do mundo nessa categoria seria o andorinhão-mongol, nativo de países da Ásia. Entretanto, não há qualquer tipo de evidência confiável na metodologia usada para esses estudos e, por isso, não são considerados confiáveis. Assim, o recorde acaba ficando com outro tipo de andorinha: o andorinhão-preto, uma ave de tamanho médio. Segundo pesquisadores, espécimes dessa classificação já foram avistados voando a 112 km/h.

4. Albatroz-de-cabeça-cinza — 127 km/h

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Embora o andorinhão-preto seja conhecido como a ave mais rápida do mundo em voo nivelado, o recorde dessa categoria no Guinness World Records vai especialmente para um espécime de albatroz-de-cabeça-cinza avistado voando no meio de uma tempestade antártica. 

O recorde explica que a velocidade normal de um albatroz em condições normais é de 46 km/h, mas os ventos catastróficos criados pela natureza fizeram com que esse espécime alcançasse a velocidade de 127 km/h. Que diferença, hein?

3. Hybomitra hinei — 144 km/h

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Segundo um artigo publicado na revista Discover, em 2000, um entomologista da Universidade da Flórida tentou recriar o comportamento de acasalamento da mosca Hybomitra hinei wrighti. Os machos dessa espécie têm o hábito de perseguir as fêmeas e derrubá-las no chão. 

Para simular isso, o pesquisador disparou uma bala de plástico de um rifle de ar e fez um macho persegui-la. Por meio desse experimento, os cientistas constataram que esse tipo de mosca pode alcançar velocidades extraordinárias de até 144 km/h.

2. Morcego-de-cauda-livre — 160 km/h

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em segundo lugar na lista, está um representante das Américas. De acordo com um estudo feito em 2016, todos os exemplares de morcego-de-cauda-livre brasileiro que foram analisados voaram mais rápido que 88 km/h. Cinco deles atingiram velocidades de mais de 112 km/h. 

Porém, 1 deles roubou a cena e conseguiu chegar a 160 km/h, o que o tornou o animal voador mais rápido do planeta em velocidades constantes. Vale ressaltar que esses números, no entanto, ainda são colocados em dúvida por alguns cientistas. 

1. Falcão-peregrino — 321 km/h

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Dizer que o falcão-peregrino consegue voar a 321 km/h não conta exatamente a história completa. Em voo nivelado, essa ave geralmente atinge o máximo de 96 km/h. Porém, seu ápice de velocidade ocorre quando está em queda para buscar uma presa. 

Durante esse mergulho vertical, essas criaturas conseguem ultrapassar marcas de 320 km/h. Mas será que isso é o suficiente para categorizá-los como os animais mais rápidos do mundo? A questão é polêmica. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: