Conheça 6 espécies de aves que não voam

15/03/2022 às 08:002 min de leitura

Quando pensamos nas características das aves, é normal que a primeira coisa a vir à cabeça seja o fato de que esses animais podem voar. No entanto, isso não é bem um fato, pois, por incrível que pareça, há algumas aves que não têm essa habilidade. Ficou curioso, não é? Então aproveite para conferir a lista e conhecer seis delas a seguir!

1. Pinguim

Se você já sabia que algumas aves não voam, certamente lembrou do pinguim. Há 18 espécies do animal e nenhuma delas consegue voar, embora sejam muito bem desenvolvidas para outras habilidades, como o nado e o mergulho. Outras características dos pinguins são suas pernas curtas (que os fazem ter um andar engraçadinho) e seu espírito romântico, visto que são animais monogâmicos, procurando por um só parceiro para a temporada de reprodução.

Fonte: Unsplash / Reprodução(Fonte: Unsplash/Reprodução)

2. Avestruz

O avestruz é a maior ave do planeta e pode até superar o tamanho humano, chegando a cerca de 3 metros de altura e mais de 130 kg. Suas pernas longas permitem que alcance uma velocidade de até 75 km/h, uma boa ajudinha para quem não pode voar, né? E é claro que, com o seu peso, seria mesmo difícil levantar voo. Ainda assim, suas asas têm função prática: ajudam no equilíbrio do animal e também são uma forma de chamar atenção para atrair parceiros.

a(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

3. Kiwi

O kiwi é a ave nacional da Nova Zelândia. São animais tímidos e noturnos, com alguns hábitos peculiares: como exemplo, podemos destacar que eles não fazem ninhos, apenas enterram os ovos no chão. Para ajudar com seus hábitos noturnos, eles têm narinas em seu longo bico, favorecendo a locomoção. Fora isso, o kiwi não tem cauda e apresenta asas superpequenas (cerca de 3 cm de comprimento), o que explica por que não consegue voar.

Fonte: BBC / Reprodução(Fonte: BBC/Reprodução)

4. Kakapo

Ainda na região da Nova Zelândia, temos o kakapo, também conhecido como "papagaio-coruja". Ele é um animal noturno, com olhar de coruja, postura de pinguim e andar parecido com o de um pato. O kakapo tem penas marrom-esverdeadas brilhantes e é considerado o papagaio mais pesado do mundo, o que naturalmente atrapalha o voo.

Fonte: Birdspot / Reprodução(Fonte: Birdspot/Reprodução)

5. Cormorão-de-galápagos

O cormorão-de-galápagos, ou cormorão-que-não-voa-de-galápagos, é a mais pesada das espécies desse animal e o único que não voa. Em compensação, o animal apresenta pernas fortes e uma excelente habilidade para o mergulho, o que ajuda em sua busca por comida. Além de seu peso, suas pequenas asinhas também são um verdadeiro empecilho para o voo.

Fonte: Birdspot / Reprodução(Fonte: Birdspot/Reprodução)

6. Pato-vapor

Fechando a lista, temos o pato-vapor, que até se parece com os "patos normais", mas trata-se de animais marinhos específicos da América do Sul. Das quatro espécies existentes, três não conseguem desenvolver o voo. Por isso, usam suas asas para bater na superfície da água e se locomover, junto ao uso dos pés para nadar. Eles também são muito agressivos e de grande porte, um conjunto de características que ajuda em sua proteção, compensando a ausência do voo.

a(Fonte: Shutterstock/Reprodução

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: