6 fatos sobre o tubarão-tigre que você não sabia

12/04/2022 às 08:152 min de leitura

Os tubarões-tigre são predadores tão ferozes que você dificilmente gostaria de cruzar com um no mar. Essas criaturas são capazes de se alimentar de absolutamente qualquer coisa, sendo conhecidas por comer muitos peixes e invertebrados diferentes, aves marinhas, tartarugas marinhas e por aí vai.

Além dessas informações, o tubarão-tigre é tido como o quarto maior tubarão do planeta e o segundo maior tubarão predador entre todos — o que também mostra a sua grandeza. E para quem pensa que isso é tudo, esses animais reservam várias outras surpresas. Veja só seis fatos interessantes sobre essas incríveis criaturas!

1. Lata de lixo ambulante

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Como dito anteriormente, um tubarão-tigre é capaz de se alimentar do que vier pela frente. A dieta desses ferozes predadores pode incluir desde um albatroz a cobras marinhas venenosas e até mesmo outros tubarões menores. No entanto, não é nada anormal que um tubarão-tigre seja visto comendo lixo humano. 

Mas como assim? Latas de tinta, jaquetas de couro, pneus de borracha e até placas de carros que acabam caindo no fundo do mar acabam virando lanche da madrugada para esses famintos caçadores. Não é necessário mencionar o mal que essa poluição faz para esses animais, não é mesmo?

2. Listras no corpo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O nome tubarão-tigre existe porque esses tubarões possuem listras verticais ao longo do corpo durante a juventude, porém essas listras se desenvolvem com o passar do tempo. Essas listras são muito mais evidentes em filhotes do que são em adultos, e existe um motivo para isso.

À medida que os tubarões amadurecem, as listras acabam se fundindo com algumas manchas cinzas ao redor do corpo desses animais. Portanto, quanto mais maduro um tubarão estiver, suas listras passarão a desbotar e ficarão mais difíceis de enxergar. 

3. Amor pela água quente

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

De todos os lugares do mundo, o tubarão-tigre adora ficar em regiões águas temperadas tropicais com temperaturas mais elevadas. Segundo um estudo publicado pelo Global Change Biology em 2018, os tubarões-tigre preferem nadar em águas que estejam medindo 22 ºC. 

Em termos de preferência, essa temperatura não é muito fria nem muito quente para eles. Essa conclusão foi tirada após os cientistas monitorarem um grupo de tubarões-tigre no Havaí e comparar essas descobertas com os registros de pesca australianos de várias décadas. 

4. Vários filhos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O tubarão-tigre é um animal que costuma produzir grandes ninhadas. As fêmeas ficam grávidas por 14 a 16 meses e dão à luz pelo menos 10 filhotes — com média de 30 nascimentos por gravidez. Porém, esses são considerados os valores mínimos e as ninhadas podem ser ainda maiores que isso.

Existem relatos de tubarões-tigres que deram à luz par 80 filhotes ao mesmo tempo. Normalmente, os recém-nascidos pesam entre 6 e 13 quilos. 

5. Ausência de predadores

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os tubarões-tigre não têm predadores naturais além dos humanos, que são conhecidos por matá-los por sua pele, barbatanas, carne e óleo — ou simplesmente mortos pela caça "recreativa". Quando se trata de vida oceânica, eles parecem praticamente intocáveis.

Esses tubarões são criaturas são ferozes e solitárias que por vezes podem se alimentar até mesmo de seus próprios filhotes. Porém, podem sofrer ataques esporádicos de orcas, que são consideradas seu maior pesadelo.

6. Divisão de alimento

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Carcaças de baleias inchadas e apodrecidas atraem todos os tipos de animais para fora da toca. Carnívoros que normalmente não se cruzam às vezes acabam se banqueteando com os mamíferos mortos lado a lado. Em 2015, inclusive, dois tubarões-brancos e três tubarões-tigre foram filmados rasgando o corpo colossal de um cachalote perto de Nova Gales do Sul, na Austrália. 

Em outros cenários, os tubarões-tigres também já foram vistos dividindo alimentos com crocodilos de água salgada e outras criaturas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: