5 fatos sobre o crocodilo do Nilo, o maior predador africano

01/05/2022 às 10:002 min de leitura

Você já ouviu falar no crocodilo do Nilo? Essa colossal criatura é taxada como um animal pré-histórico e é um dos predadores mais bem sucedidos do nosso planeta. Inclusive, são animais muito similares ao antigo crocodilo-imperador, uma espécie extinta que habitou a Terra há 110 milhões de anos.

O crocodilo do Nilo é visto como o maior predador de água doce da África e é um verdadeiro pesadelo para diversas outras espécies. Para que você conheça mais sobre essas incríveis criaturas, nós separamos uma lista com cinco fatos impressionantes sobre sua existência. Dá uma olhada!

1. Mordida poderosa

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os crocodilos, de modo geral, são conhecidos por ter a mordida mais potente do reino animal. E essa informação não poderia ser diferente no crocodilo do Nilo. Para se ter ideia, esses animais são capazes de aplicar uma mordida oito vezes mais poderosa do que a de um tubarão-branco e 15 vezes superior a de um Rottweiler. 

Esse ataque só é bem-sucedido porque seus músculos da boca são extremamente fortes e possuem um poder inacreditável na ação de fechar a mandíbula. Quando capturam uma presa, fazem acrobacias com o corpo para conseguir arrancar um pedaço.

2. Berço na boca

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Um fato bastante curioso sobre o crocodilo do Nilo é que as fêmeas foram arquitetadas para conseguir proteger seus filhotes com enorme sucesso. Dessa forma, elas usam suas grandes mandíbulas como uma espécie de berço para transportar suas crias quando se sentem ameaçadas.

Quando um filhote está em perigo, a mamãe crocodilo consegue alocá-lo em uma espécie de bolsa que possui em sua garganta. Isso garante proteção máxima e altas chances de sobrevivência para a ninhada.

3. Vocalidade dos crocodilos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O crocodilo do Nilo é considerado uma das espécies mais vocais entre os répteis. Mas o que isso quer dizer? Um exemplo disso é que conseguem reproduzir cinco tipos de chamados diferentes com suas bocas e, inclusive, usam seu berro profundo para cortejar uma fêmea na época de acasalamento.

Outro ponto interessante é que os filhotes já produzem um chiado quando estão dentro dos ovos. Esse é um chamado para mostrar para as mães que já estão prontos para chocar, fazendo com que elas comecem a escavar o ninho para facilitar a saída das crias.

4. Mecanismos na água

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

É comum que grandes crocodilos do Nilo engulam pedras como forma a ajudá-los na água. Os gastrólitos, como são chamados, são pedras de variados tamanhos retidas no sistema digestório dos animais. Essas pedras também servem como ajuda para triturar o alimento e facilitar na digestão.

Quando um crocodilo engole certa quantidade de pedras, elas passam a atuar como um lastro. Isso é um passo importante para que consigam equilibrar seus enormes corpos embaixo d'água.

5. Habitat do crocodilo do Nilo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O principal habitat desses incríveis répteis é na África subsaariana, na bacia do Nilo e no oeste de Madagascar. Seu lugar favorito para viver costuma ser em pântanos de água doce, manguezais, rios, estuários e grandes lagos. Essa espécie adoram viver em lugares de clima moderado e dependem do calor do sol para manterem-se aquecidos.

Por esse motivo, é comum ver um crocodilo parado fora da água desfrutando do calor sem fazer qualquer movimento. Se um crocodilo começa a ficar muito quente ao sol, ele abre a boca para deixar o excesso de calor sair e evaporar. Durante a noite, voltam para a água para caçar e se refrescar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: